Descubra como a Yoga potencializa seus treinos de musculação: 4 benefícios essenciais
A prática ajuda a acelerar a recuperação muscular, o que facilita a prática da musculação, afirma especialista

Yoga não é apenas uma atividade que movimenta corpo e mente, mas também uma filosofia de vida que vem da cultura indiana. Praticar Yoga significa que você está aberto para o autoconhecimento, o que colabora para sua rotina, em viver melhor. E você sabia que a Yoga ajuda na musculação?
“Muitas pessoas acreditam que Yoga é apenas para alongamento e relaxamento, mas a prática vai muito além e pode ser uma grande aliada para quem faz musculação”, explica Ravi Kaiut, professor de Yoga e especialista no Método Kaiut Yoga.
Ravi destaca que ao trabalhar respiração, amplitude de movimento e controle corporal, o Yoga contribui para a melhora da flexibilidade, da consciência postural e para a prevenção de lesões, que são fatores essenciais para quem treina com pesos.
Além disso, uma das principais vantagens é a aceleração da recuperação muscular.
“O Yoga promove um estado de relaxamento fisiológico que ajuda a reduzir a tensão muscular, melhora a circulação e favorece a eliminação de metabólitos do exercício, o que reduz dores e inflamações”, afirma Ravi Kaiut.
Veja 4 motivos de que ioga ajuda na musculação:
1Recuperação muscular mais rápida: O alongamento profundo e as técnicas respiratórias auxiliam no retorno venoso e no relaxamento muscular.
2Prevenção de lesões: A melhora da mobilidade articular e do equilíbrio diminui o risco de sobrecarga durante os exercícios de musculação.
3Controle mental: A prática meditativa do Yoga ajuda no foco e na consciência corporal, importantes para execução correta dos movimentos.
4Melhora da postura: Corrige desalinhamentos que podem prejudicar o desempenho na academia.
“Não é necessário escolher entre um e outro. Pelo contrário, integrar as duas práticas traz resultados mais equilibrados e sustentáveis”, conclui o profissional.
Quer começar a praticar ioga? Então veja 7 dicas importantes para seguir!
1Encontre um lugar tranquilo
A prática é feita 100% no chão, então é preciso que seja um lugar plano e que você se sinta confortável para conseguir fazer as posturas de forma que não se machuque.
Defina um horário
Não precisa praticar todos os dias no mesmo horário, porém, o ideal é incluir na sua rotina para que ele seja uma prática diária.
3Alimentação leve antes da prática
Alguns movimentos de ioga têm como base o estômago, então, o ideal é se alimentar com sucos ou alimentos leves antes da prática, para evitar refluxo durante o exercício.
Acessórios essenciais
Você precisa apenas de um tapete de ioga para realizar suas atividades. Verifique se ele é antiderrapante e se possui aderência com o seu corpo. Mas caso ainda não consiga adquirir seu tapete, um cobertor pode auxiliar em suas primeiras aulas.
5Vista roupas confortáveis
Assim como qualquer atividade que precise movimentar o corpo, a prática de ioga também exige roupas leves e confortáveis, que não te atrapalhem na hora de realizar todas as posturas.
6Fuja de Distrações
Praticar ioga significa que você terá um momento para você, de autoconhecimento. Por isso, quanto mais tranquilo e longe de barulhos for o local da prática, melhor para que você consiga se concentrar.
7Aumente a intensidade aos poucos
Muitos professores de ioga dão dicas de como iniciar a prática, com posturas mais simples. Aos poucos, você vai pegando o jeito e aumentando a intensidade dessas posturas. Pri Leite é praticante de ioga há mais de uma década e é professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros.
Ela possui diversos vídeos trazendo posturas para quem deseja praticar ioga e como isso pode fazer bem para seu corpo e mente:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.