Posturas de yoga para melhorar o trânsito intestinal

Confira 5 posições que ajudam o intestino a funcionar corretamente

Por Amanda Panteri Atualizado em 8 set 2021, 11h38 - Publicado em 24 set 2021, 11h35

Você sabia que quando o assunto é purificar a mente, dar atenção para o intestino faz toda a diferença? Isso mesmo! “O órgão é a parte do corpo onde temos mais neurônios depois do cérebro. Além disso, ele tem a propriedade de influenciar os sistemas endócrino (nossos hormônios), nervoso e imunológico”, explica a professora de yoga Bruna Paludetti, especialista no estilo Vinyasa Yoga e criadora da assinatura online yoga com a Bruna.

De acordo com ela, a prática constante do yoga permite melhorar o trânsito intestinal. Por meio de posturas específicas, é possível massagear, ativar e equilibrar os processos do organismo — especialmente o digestivo. “Ressaltando que, para praticar as posturas ou técnicas físicas do yoga, é importante estar em jejum por pelo menos duas horas”, aconselha a instrutora.

A seguir, ela indica as melhores posições para ativar e regular o seu trânsito intestinal:

Posturas de yoga para melhorar o trânsito intestinal

  • 1 – Nauli Kriya
postura de yoga para o trânsito intestinal
Ron Lach/Pexels

“É um exercício de purificação feito por meio de uma sucção da região abdominal com os pulmões vazios. Após isso, ainda sem ar, é feita uma massagem abdominal que consiste em girar a barriga, isolando o músculo abdominal central (o reto abdominal).”

Segundo Bruna, essa técnica ajuda a massagear profundamente o fígado, o baço, o pâncreas e o intestino, aumentando a capacidade digestiva, reduzindo a prisão de ventre, estimulando o fogo gástrico e beneficiando as funções renais.

  • 2 – Garbhasana (Postura da Criança)
postura de yoga para o trânsito intestinal
Elina Fairytale/Pexels

“É uma postura onde você se senta em cima dos calcanhares e, em seguida, inclina para frente, levando as mãos e a cabeça ao solo. Por ser uma postura de flexão do quadril para frente, ela ajuda a massagear os órgãos abdominais, sendo extremamente benéfica para quem sofre de constipação, e até mesmo para cólicas menstruais.”

Continua após a publicidade

Fique na posição de 20 a 30 respirações.

  • 3 – Malasana (Postura de Cócoras)
postura de yoga para o trânsito intestinal
Marta Wave/Pexels

Em pé, com os pés um pouco mais afastados que a largura do quadril, você agacha e usa os cotovelos para afastar os joelhos. “Além de otimizar a circulação na pelve e no assoalho pélvico, essa postura também contribui para a ativação do sistema eliminatório.”

Fique na posição de 10 a 20 respirações.

  • 4 – Parivrtta Maricyasana (Postura do Sábio Marichi em torção)
postura de yoga para o trânsito intestinal
Cliff Booth/Pexels

Sentada, uma perna se mantém estendida enquanto a outra está flexionada com a base do pé no chão. Com a coluna tracionada, gire o tronco para o lado da perna flexionada e mantenha a mão do braço que está atrás no solo para ajudar a manter as costas retas. “Essa torção na base da coluna ajuda a massagear e ativar nosso intestino”, diz a especialista.

Fique na posição de 10 a 15 respirações, e faça para o outro lado.

  • 5 – Gomukhasana (Face da Vaca)
postura de yoga para o trânsito intestinal
Elina Fairytale/Pexels

Bruna explica que a base dessa postura ajuda a ativar a circulação na pelve e otimiza as funções eliminatórias do nosso corpo. Sente-se com as pernas cruzadas, alinhando um joelho em cima do outro. Em seguida, incline o tronco à frente.

Fique na posição de 10 a 20 respirações, e faça para o outro lado.

Continua após a publicidade
Publicidade