11 alimentos para aumentar a imunidade

Chega de sofrer com as gripes e resfriados que aparecem no frio -- o que você coloca no prato pode proteger o organismo

Por Amanda Panteri Atualizado em 28 jun 2019, 14h15 - Publicado em 28 jun 2019, 13h32

Algumas coisas parecem que não mudam: é só o frio chegar, que as gripes e os resfriados aparecem junto com ele. Muita gente associa a estação do ano com uma diminuição na imunidade do corpo, mas especialistas garatem que não é bem assim que funciona. “O frio não tem relação direta com isso. O que acontece é que, com ele, as pessoas geralmente ficam mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças respiratórias e infecções, porque permanecem em ambientes fechados e secos por mais tempo”, explica a nutricionista Walquiria Aguiar da Silva, coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera de São Bernardo, unidade Rudge Ramos. 

E é claro que, com esses fatores em jogo, aqueles que já têm a imunidade baixa sofrem bem mais. “De uma maneira simples, ela é a resistência ou proteção do organismo contra doenças. É uma barreira formada por células de diferentes tipos e funções, como os anticorpos, responsáveis por eliminar as ameaças de agentes infecciosos e invasores externos (vírus, bactérias ou fungos)”, diz a nutricionista. Quando esse sistema começa a falhar e os anticorpos deixam de ser produzidos de forma eficaz, o corpo fica mais vulnerável.

  • Ok, já entendemos que caprichar nos cuidados com a imunidade pode nos ajudar a passar pelo inverno sem cair de cama. Mas como fazer isso? Walrquiria defende que a alimentação balanceada é uma boa alternativa. Com ela, garantimos a dose diária de vitaminas e minerais necessários para a proteção do nosso sistema imunológico. A nutricionista ainda destacou substâncias e grupos alimentares que você deve incluir no seu cardápio caso queira se sentir mais forte e disposta (e, consequentemente, menos doente): 

    Alimentos para aumentar a imunidade 

    Frutas cítricas

    Jarra de suco de laranja com várias frutas cortadas e dois copos com canudo
    badmanproduction/Thinkstock/Getty Images

    Laranja, acerola, kiwi, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

    Vegetais verdes

    Espinafre

    Alimentos como brócolis, couve e espinafre contém ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e que também podem ser encontrado no feijão, cogumelos e carnes.

    Alimentos ricos em zinco

    Carnes cruas em tábua
    davidchukalexey/Thinkstock/Getty Images

    A substância deixa as células bem mais resistentes contra invasores externos, e pode ser encontrada nas carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). 

    Oleaginosas

    mix de nuts
    simonidadjordjevic/Thinkstock/Getty Images

    Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E, que aumenta a atividade das células e diminui a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. 

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    Tomate

    Tomates e molho de tomate
    ALLEKO/Thinkstock/Getty Images

    O licopeno, encontrado no alimento, é um forte aliado para combater doenças cardiovasculares. Além de remover os radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

  • Ômega 3 

    Salmão grelhado
    jaroszpilewski/Thinkstock/Getty Images

    Presente no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, contribuindo para a imunidade do corpo.

    Selênio

    Castanha do pará
    rodrigobark/Thinkstock/Getty Images

    A castanha-do-Pará contém o mineral, que é um antioxidante e combate os radicais livres, melhorando a imunidade e acelerando a cicatrização do organismo.

    Gengibre

    Gengibre em rodelas e pedaços
    Wavebreakmedia Ltd/Thinkstock/Getty Images

    Rico em vitaminas C e B6. E com ação bactericida, que além de ajudar a tratar inflamações da garganta, auxilia nas defesas do organismo. 

    Iogurtes

    Mulher comendo bowl com iogurte
    goodmoments/Thinkstock/Getty Images

     

    O consumo regular recompõe as bactérias benéficas da microbiota intestinal. Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

  • Alho e cebola

    alho
    Saharosa40/Thinkstock/Getty Images

    O alho reduz e diliu o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

    Já a cebola é uma verdadeira fonte de benefícios: tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. É recomendada para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

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