Cientistas desenvolvem remédio que pode curar resfriado

O medicamento promete bloquear a replicação do vírus no corpo, mas testes ainda precisam ser realizados em humanos

Por Giulia Granchi 15 Maio 2018, 16h28

Tosse, sonolência, coriza, dor de garganta, febre… Os sintomas do resfriado já são bem conhecidos. Mas, porque essa enfermidade é causada por uma grande família de diferentes vírus, ainda não há um remédio que possa curar a infecção  o tratamento é apenas sintomático. Com uma nova pesquisa, porém, o cenário pode mudar. 

  • Cientistas do Imperial College, em Londres, desenvolveram um medicamento capaz de bloquear, em células pulmonares, a enzima responsável por replicar o vírus do resfriado no organismo. Os estudiosos ainda realizam testes em laboratórios, mas afirmam ter resultados promissores.

  • “Uma droga como essa pode ser muito benéfica se for tomada no início da infecção, e estamos trabalhando para fazer uma versão que possa ser inalada – assim, ela chegará aos pulmões rapidamente”, afirmou o professor Ed Tate, responsável pelo departamento de química da instituição, em comunicado oficial.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Já houve outras tentativas de criar medicamentos como esse, só que muitos se mostraram tóxicos para as células humanas. Na pesquisa inglesa, o novo remédio bloqueou o vírus sem afetar as células. Mais estudos são necessários, no entanto, para garantir que a terapia é realmente segura. Os testes em humanos devem começar em cerca de dois anos.

    Continua após a publicidade
    Publicidade