Você está consumindo a chia da maneira correta?

A versão hidratada é a melhor. Veja como preparar

Esta sementinha pode até ser pequena, mas é ótima para o organismo. A chia contém ácidos graxos (77% dela é composta das famosas “gorduras boas”), muitas fibras, algumas proteínas, aminoácidos e outros nutrientes. “E juntos, ajudam a regular a função intestinal, a taxa de glicose no sangue e o colesterol ruim. Além de promover saciedade”, diz a nutricionista Luanna Caramalac Munaro, de Mato Grosso do Sul. 

Sem contar suas funções antioxidantes, que vão desde desintoxicar o fígado, prevenir o envelhecimento precoce e deixar os cabelos e a pele mais bonitos (por conta das vitaminas A e B12 presentes nela). Quem diria que este alimento minúsculo faria tudo isso, não é mesmo? É por isso que ela não é considerada calórica. “Levamos todos os seus benefícios em conta para concluir que a chia não tem calorias vazias como o refrigerante. É a mesma coisa com o abacate: muita gente diz que ele é gorduroso calórico. Mas, hoje, estudos já provaram que ele é um dos alimentos mais nutritivos, muito saudável e bem melhor do que os industrializados e processados”, explica a nutricionista. 

Não é à toa, então, que muita gente tem incluído a semente no cardápio. Mas você sabia que, dependendo de como você a consome, o corpo pode absorver mais ou menos seus nutrientes? 

Isso mesmo. “A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo. Deixá-la de molho (na água) despreza essas substâncias”, afirma Luanna. 

Além disso, quando em contato com líquidos, a chia pode expandir e formar uma espécie de gel em volta da casca. Isso faz com que o organismo possa absorver melhor todas as suas propriedades. Além de aumentar de volume dentro do estômago e brecar a fome. A nutricionista recomenda não misturá-la no leite de caixinha, para que ela não perca tantas vitaminas. “Uma opção é tomar de manhã uma colher de sopa de chia com água e limão. Isso ajuda a evitar a constipação.”

Veja também

Mas quanto consumir? 

O indicado são 25 gramas por dia – mais do que isso pode gerar um efeito laxante (ou então prender ainda mais o intestino se você não ingerir a quantidade de água recomendada). A farinha dela também pode ser uma opção. O Instagram já está lotado de receitas de chia pudding e overnight oat que são ótimas escolhas para o café da manhã. Veja algumas delas: 

Pudim de chia com morangos silvestres

Overnight oat de pasta de amendoim com banana

Pote de overnight oats

 (nata_vkusidey/Thinkstock/Getty Images)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. olá Boa Forma gostaria de deixar uma dica pra quem quiser descobrir o método de emagrecimento utilizado por milhares de mulheres, para perder de 5 a 10Kg em apenas 17 dias
    Acesse esse link: http://bit.ly/PercaDe5a10KgEmApenas17Dias

    Curtir

  2. Delirie Delícias Artesanais

    Pessoal essas dicas são ótimas. E se quiserem uma ajuda pra colocar em prática dá uma olhada lá no nosso site, vão encontrar pães e diversos produtos lowcarb, funcionais e sem glúten: http://www.naturalfit.store

    Curtir

  3. Adorei o Artigo! Gente consegui emagrecer 8 Kg em um mês! estou muito feliz 😀 ❤ vejam: http://bit.ly/ComoPerderAte10KGEmUmMes

    Curtir