Cientistas relacionam consumo de álcool com maior incidência de TPM

Nova pesquisa alerta que abusar de bebidas alcoólicas aumenta em 79% o risco de sofrer com os sintomas pré-menstruais

O confuso (e intenso) período pré-menstrual é conhecido por grande parte das mulheres: mudanças de humor e de apetite, seios sensíveis, dores no corpo, padrão de sono alterado… Mas nem sempre eles têm relação apenas com os hormônios – certos hábitos podem intensificar esses sinais, como o consumo de bebidas alcoólicas.

O alerta vem de um estudo conduzido por cientistas espanhóis e ingleses, que revisaram outros 19 trabalhos, realizados em oito países e que envolviam mais de 47 mil pessoas. A conclusão foi que existe, sim, associação entre o álcool e a TPM.

Os resultados estão longe de ser insignificantes: estima-se que um em cada dez casos de tensão pré-menstrual está ligado a bebidas etílicas. Além disso, as mulheres que bebem moderadamente têm uma tendência 45% maior de sofrer com as alterações da TPM; no caso daquelas que abusam mesmo dos drinques, esse risco sobe para 79%.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Como isso acontece? De acordo com os autores do artigo, a bebida pode causar desequilíbrios hormonais. O álcool também seria culpado por interferir nas taxas de serotonina, hormônio responsável pelas alterações de humor.

Os especialistas ponderam que ainda são necessários mais estudos para entender melhor o efeito do álcool no período que antecede a menstruação. Mas o trabalho certamente reforça aquela velha orientação: beba com (bastante) moderação!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s