Conhece o kefir? O superalimento é aliado da saúde e da dieta

Ele regula sua flora intestinal e ainda combate uma série de problemas que afetam o organismo — desde baixa imunidade à alergia

Por Caroline Randmer (Colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h13 - Publicado em 14 jul 2017, 11h32

Já ouviu falar dele? O kefir é uma bebida fermentada produzida a partir da ação dos micro-organismos presentes em seu próprio grão. Para produzi-lo é preciso submergir seus grãos em leite – geralmente uma colher de sopa em meio litro de leite de vaca, de cabra ou de ovelha – e deixar fermentar por aproximadamente 6 horas em temperatura ambiente.

“O resultado é uma bebida com uma textura um pouco mais suave do que a do iogurte e composta de bilhões dos mais variados tipos de lactobacilos, bifidobacterium e leveduras, fazendo dela um potente probiótico“, conta Letícia Fontes, nutróloga da Clínica MEI, em São Paulo.  Além disso, é fonte de minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e proteínas de fácil digestão.

Leia mais: A ciência comprova: iogurte emagrece!

Com tudo isso, não é de se espantar que sua lista de benefícios à saúde seja mesmo extensa. “Seu consumo modula a imunidade, desinflama o intestino, melhora a densidade óssea, combate alergias, previne doenças respiratórias, auxilia no combate da candidíase, desintoxica o organismo e ainda contribui para o processo de emagrecimento”, enumera a especialista.

A recomendação é a ingestão de um copo médio ao dia, preferencialmente pela manhã – vale virar a bebida pura, batê-la com vitaminas, whey protein ou chá, misturá-la ao iogurte grego ou até usá-la para regar uma porção de frutas. “Lembrando que seu consumo também é indicado para quem sofre com diabetes por controlar os picos de insulina na corrente sanguínea”, diz Letícia.

 

Continua após a publicidade
Publicidade