O que acontece quando você não usa protetor em dias nublados

Seu produto fica encostado nos dias em que o sol não está forte? Descubra o que pode acontecer com sua pele e sua saúde

Que atire a primeira pedra quem nunca saiu sem passar protetor solar quando viu que o astro-rei não estava, digamos, tão radiante. Segundo pesquisa da Consulfarma e do IPUPO Educacional, mais da metade da população (65%) não utiliza o produto em dias nublados.

Apesar de o assunto já ter sido muito discutido e sabermos que não é ideal deixar nossa casa sem proteção, às muita gente acha que, pelo fato de o dia não estar no clima do verão carioca, é OK deixá-la de lado — só que não! De acordo com o dermatologista Sergio Schalka, diretor clínico da Medcin Pesquisa Clínica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a radiação está presente – e pode causar danos – TODOS os dias, não importa a temperatura que o termômetro marca ou se o céu está cinzento. “A nuvem filtra parte dos raios solares, mas não tudo. As radiações são invisíveis, então, só pelo fato de não conseguirmos vê-las, não significa que não estejam chegando até nós”, explica.

Veja também: Cuidado: a forma como você se protege do sol pode estar errada

PROCESSO

A radiação solar cruza silenciosamente as nuvens. Nossa pele tem moléculas que a absorvem e iniciam alguns processos nocivos à nossa saúde, sendo os mais comuns:

Inflamações

A radiação UVB, por exemplo, danifica o DNA das células da pele. “Além de queimaduras, no longo prazo, ela pode causar câncer de pele”, esclarece Sérgio.

Geração de radicais livres

Em excesso, essas moléculas são tóxicas ao nosso organismo. Os radicais passam a agredir estruturas importantes como o colágeno, causando o envelhecimento da pele (incluindo rugas e manchas ).

Alteração de imunidade

Os raios solares também baixam a imunidade da pele, abrindo uma porta para infecções como herpes. As alterações podem ter uma duração curta, mas se a exposição se repetir dia após dia, elas demoram mais a sarar.

COMO AGIR

O fato de não ganharmos o tão valorizado bronzeado não quer dizer que as radiações solares não estão alcançando nosso corpo. Por isso, mesmo nos dias nublados e chuvosos, não deixe de lado o protetor solar mais adequado para você – afinal, ele tem o poder de manter a pele jovem por mais tempo e prevenir doenças!

MEDIDA CERTA

Na dúvida de quanto produto adicionar, a dica do médico é medir por colheres de chá:

Rosto e pescoço : 1 colher
Braços: 1 colher (para cada lado)
Pernas: 2 colheres (para cada lado)
Dorso e tronco: 2 colheres

 

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Andréia Martins

    Gostei do Post! Muitas pessoas acham que só porque o sol não está exposto que não precisam usar protetor solar, principalmente as crianças. http://ibsummit.org

    Curtir

  2. Andréia Martins

    Excelente conteúdo. Bem parecido com um que vi acho que nesse site. http://anim68.org/remedio-para-dor-nas-articulacoes/

    Curtir