Comprovado: colágeno ajuda na firmeza, hidratação e elasticidade da pele

Essa proteína não só ajuda a emagrecer como também protege os ossos e as articulações. Uma nova pesquisa revela mais: combinar o colágeno com vitaminas antioxidantes reduz o processo de envelhecimento da pele

Há pelo menos cinco anos, o colágeno hidrolisado conquistou o público feminino com a promessa de firmar a pele e amenizar a fome. De lá para cá, as opções de produtos prontos que incluem a substância aumentaram bastante. E as mulheres, claro, são as maiores consumidoras. Mas será que funciona mesmo? A maioria das pesquisas científicas sobre o assunto afirma que, sim, o colágeno é um coadjuvante  no combate aos quilinhos extras e ajuda a manter a pele jovem por mais tempo.

O segredo do colágeno está no fato de ser uma proteína que o próprio organismo é capaz de produzir. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele. Cabelos, unhas, cartilagens (tecidos que amortecem as articulações) e ossos também são beneficiados. Ou seja, ele garante que o corpo funcione bem por dentro e fique bonito por fora. Porém, pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual em torno de 1%. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média. Daí para aparecer rugas, celulite e flacidez é um pulo. É por isso que muitos nutricionistas, nutrólogos e dermatologistas consideram a suplementação com o colágeno hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.


Direto na pele 

Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno presente nos suplementos deve ser hidrolisado – ou seja, passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido facilmente pelo organismo que, por sua vez, direciona essa proteína para as partes que estão com alguma deficiência. Já para se obter os efeitos positivos na pele, o colágeno hidrolisado deve ser ainda mais especial. “Ele deve concentrar moléculas hidroxiladas (como a hidroxiprolina e a hidroxilisina), que são utilizadas preferencialmente para a produção de fibras responsáveis pela sustentação da pele”, explica o nutricionista Luciano Bruno, de Piracicaba, São Paulo.

Iogurte Grego BOA FORMA

BOA FORMA lançou, em parceria com a Verde Campo, o Iogurte Grego que leva o colágeno VERISOL em sua composição. Esse colágeno é composto por peptídeos bioativos com ação direta na pele. “Nem todos os colágenos são iguais e atuam da mesma maneira. Alguns deles são compostos por peptídeos que agem em áreas específicas: pele, cartilagem, músculo ou ossos. No caso do VERISOL, os peptídeos são direcionados para a pele e estimulam a célula a produzir mais colágeno e elastina. Com isso, ela melhora os sinais clínicos de endurecimento”, explica a Dra.Vivian Zague, especialista e pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo).


Colágeno + antioxidantes

Um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, em São Paulo, feito com 60 mulheres, com idades entre 40 e 60 anos,  comprovou a ação positiva do colágeno na pele. Melhor ainda: a combinação do colágeno hidrolisado com substâncias antioxidantes (vitaminas A, C, E e Zinco) mostrou melhora na elasticidade da pele e retardou o processo de envelhecimento, além de reduzir as rugas da região frontal do rosto, aumentar a hidratação e diminuir os poros. “A pesquisa, feita com mulheres brasileiras e de pele madura (elas consumiram 9 gramas de colágeno por dia – a dose geralmente recomendada pelos dermatologistas e nutricionistas) mostrou que essa proteína entra como um reforço nos cuidados diários de beleza. Mas vale lembrar que o resultado também depende da combinação de outros cuidados, como o uso de filtro solar e hidratante”, explica a PHD em nutrição Andréa Farias, que acompanhou o estudo.


Amigo da perda de peso

Quem está na faixa dos 20 pode ficar tranquila: ainda não é hora de aderir a doses extras dessa proteína. Uma dieta caprichada em alimentos que estimulam o organismo a produzir colágeno é suficiente. Agora, se você vive estressada, fuma, abusa do sol e dos doces, ele começa a falhar mais cedo. Resultado: “A elasticidade da pele fica comprometida, surgindo flacidez e até estrias”, diz a dermatologista Carmem Durazzo, da Clínica Cliniderm, em São Paulo. A suplementação pode ser indicada antes dos 30 anos para auxiliar na perda de peso, pois ameniza e adia a fome.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Kleber Fígaro

    Fantástico o Post obrigado. Eu faço reposição de colágeno e estou muito satisfeito com os resultados.
    Compro o Naara direto da fábrica à preço de custo. Segue o link aos l=interessados: colagenohidrolisado.ga

    Curtir