O que acontece quando você pensa durante a meditação

Ao contrário do que muita gente acredita, pensar durante o exercício de relaxamento pode ser muito bom para a sua saúde mental. Entenda!

Sabe aquela velha história de que para meditar é preciso “limpar” a mente? Então, ela pode estar com seus dias contados. Segundo Suzanne Heyn, escritora americana sobre o método Mindfulness, a prática não exige que você pare toltamente com as ideias. Na verdade, tudo é uma questão de, com o tempo, tornar-se mais consciente sobre elas. Para facilitar a sua vida, Suzanne explica alguns benefícios de se pensar durante o processo de meditação:

1. Você ganha mais consciência de seus pensamentos
Considere a seguinte situação: você passa o dia todo pensando. Mas, nesse período, quanto tempo realmente reconhece e entende o que surgiu em sua cabeça? Quando se tira um momento para meditar, nós precisamos controlar a mente para não pirar com o fluxo de ideias. Aí, o processo de pensamento é diferente. E isso realmente é um progresso!

2. Você consegue se concentrar por mais tempo
Tecnicamente, a meditação deixa o corpo, a mente e o coração em um estado mais tranquilo – distante do momento presente. É um desligar-se para focar em outra coisa, como por exemplo, respiração, mantras, imagens bonitas… Mas isso não significa que você precisa ficar sem pensar. Na verdade, a mente deve encontrar um ponto de foco. Feito isso, a meditação fica muito mais simples e a sua concentração se desenvolve.

3. Os seus pensamentos vão fluir melhor
No começo você pode tentar resistir aos temidos pensamentos, mas com o tempo vai se acostumar com a ideia de que o seu cérebro não para. Com a prática, a sua consciência vai se expandir muito. Isso significa que, com a mente vazia de problemas cotidianos, você vai conseguir pensar com mais clareza e controlar seus sentimentos, respiração e até batimento cardíaco. Acredite: depois de 30 minutos de meditação, suas ideias vão fazer mais sentido.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s