O risco de tomar água com limão (e outras bebidas) para os dentes

Novo estudo inglês aponta que a forma como certos líquidos são ingeridos abre portas para a erosão dentária

Você evita refrigerante, mas não resiste à dupla água com limão na hora do almoço? Adora um chá de frutas quentinho? É uma grande apreciadora de vinhos? Cuidado: pode ser que esses hábitos estejam colocando seus dentes em risco.

O alerta vem de uma pesquisa publicada no último dia 23 de fevereiro no periódico científico British Dental Journal. Estudiosos da universidade King’s College London, na Inglaterra, decidiram investigar o que leva certas pessoas a apresentar erosão dentária (desgaste do esmalte do dente) com mais facilidade do que outras.

Veja também

Para o estudo, os experts analisaram a dieta de 300 pessoas com corrosão severa nos dentes e a de outros 300 indivíduos que não apresentavam o problema bucal. E uma das constatações foi que os voluntários que tomavam bebidas ácidas (refrigerantes, água com rodela de limão, chás cítricos…) duas vezes ao dia entre as refeições tinham um risco 11 vezes maior de apresentar a erosão. A probabilidade caía pela metade quando os líquidos eram consumidos junto com a comida.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Outros achados dos pesquisadores são:

  • Refrigerantes zero açúcar são tão corrosivos quanto as versões tradicionais;
  • Doces com frutas, pastilhas e certos medicamentos, quando consumidos com frequência, também ameaçam a camada superficial dos dentes;
  • Ter o hábito de manter bebidas ácidas na boca por muito tempo (segurando ou fazendo movimento de enxágue) abre portas para a erosão dentária;
  • Tomar líquidos quentes aumenta a predisposição para o problema;
  • Vinagre e produtos em conserva devem ser evitados por quem tem essa condição.

A forma de consumo importa

Os cientistas já sabiam que bebidas ácidas são ruins para os dentes. O que esse estudo traz de novidade é que a maneira como elas são consumidas faz diferença na erosão do esmalte. Em entrevista à BBC, Russ Ladwa, do comitê de saúde e ciência da Associação Dental Britânica, disse que o uso de canudos é uma boa estratégia, já que diminui o contato do líquido com os dentes. Apostar em alimentos que neutralizam a acidez, como leite e queijo, também é indicado. E, claro, evitar exagerar nos itens causadores do problema é sempre uma boa pedida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s