Táticas para evitar a desidratação e aproveitar o Carnaval

Beba água, use roupas leves, abuse do protetor solar e caia na folia sem se preocupar!

Por Mariana Amorim Atualizado em 1 mar 2017, 13h49 - Publicado em 26 fev 2017, 18h15

Pular carnaval é bom demais! Mas para a quarta-feira de cinzas não ser mais amarga do que já é (pelo fim da festança), é preciso tomar alguns cuidados para evitar a ressaca. “Durante o Carnaval as pessoas passam horas sem comer e ingerem bebidas alcoólicas, que podem potencializar a desidratação e comprometer o organismo”, comenta Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo. 

Cuidado com o sol

Ainda estamos na época mais quente do verão, por isso, ao sair de casa, não se esqueça de passar o protetor solar (no rosto e no corpo). A exposição ao sol e a transpiração em excesso podem aumentar o risco de desidratação e evoluir para uma insolação. Trata-se do aumento da temperatura corporal, por conta da exposição prolongada ao sol intenso, que pode causar mal-estar (como tonturas e náuseas) e perda de nutrientes importantes. Por isso, faça de acessórios como óculos de sol, viseira e chapéu seus aliados.

Para evitar esses problemas, beber muita água é imprescindível, mas a quantidade é individual, pois depende da rotina e do organismo de cada pessoa. “Mas uma meta inicial de 2 litros por dia é recomendada nesse período”, afirma o médico.

Prevenção

    • Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas 
    • Use protetor solar no corpo e no rosto, bem como óculos escuros e proteção para a cabeça
    • Beba muitos líquidos, para evitar a desidratação. Prefira água mineral, de coco e sucos de frutas naturais
    • Isotônicos podem ser usados com moderação, pois eles fazem a reposição dos sair minerais, mas têm em sua fórmula uma grande quantidade de sódio
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