Continua após publicidade

Água de alcachofra: algumas pessoas bebem para desinchar, mas funciona?

Com benefícios comprovados em estudos, a água de alcachofra tem sido usada para desinchar o corpo. Saiba se essa tendência realmente funciona

Por Ana Paula Ferreira
14 nov 2023, 10h00
Conheça os benefícios da alcachofra e aprenda como fazer em casa
Conheça os benefícios da alcachofra e aprenda como fazer em casa (8photo/Freepik)
Continua após publicidade

Você pode já ter se deliciado ao comer alcachofras em um almoço ou jantar, mas sabia que a água de alcachofra é um remédio popular para o inchaço na França?

Como acontece com qualquer tendência de bem-estar, contudo, antes de adotar o consumo por algum motivo específico, é sempre importante consultar informações de especialistas para saber se realmente funciona. Por isso, reunimos algumas informações importantes a respeito do consumo de água de alcachofra para desinchar o corpo.

Continue lendo para saber mais sobre os benefícios da bebida e se ela realmente pode aliviar o inchaço.

O que é água de alcachofra?

A água de alcachofra é um líquido normalmente feito a partir de uma concentração de alcachofras inteiras, incluindo folha, caule, coração e flor, e que pode ser produzida em casa.

Consumida fria ou quente (como acontece com o chá de alcachofra), a água de alcachofra tem sido considerada uma bebida saborosa e benéfica para tudo, desde eliminar toxinas até melhorar a digestão, ao mesmo tempo que fornece uma riqueza de nutrientes, como vitaminas A, C e B1 e minerais ferro, magnésio, zinco e cálcio. Embora seja considerado uma tendência à escala global, seu chá é um alimento básico em países como o Vietnã.

Lá, a bebida é chamada tra atiso e é feita de folhas, caules, raízes e flores de alcachofra para ajudar no tratamento de dores de cabeça, diabetes e outras doenças, de acordo com alguns estudos.

Continua após a publicidade

Benefícios da bebida

A água de alcachofra é uma ótima forma de fortalecer a imunidade, pois contém muita vitamina C e antioxidantes. Ela também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, dados seus níveis de magnésio, zinco e potássio.

Um benefício potencial é a redução dos níveis de colesterol. Embora os estudos se baseiem em cápsulas de extrato de alcachofra, é possível presumir que beber a água regularmente pode ajudar com essa vantagem também.

Alguns benefícios potenciais de beber água de alcachofra, segundo estudos e pesquisas, são:

Continua após a publicidade
  • Reduz LDL, níveis de colesterol “ruim”
  • Protege o fígado de toxinas e auxilia na produção de bile
  • Rico em antioxidantes
  • Pode ajudar a promover a digestão
  • Diurético eficaz
  • Efeitos antienvelhecimento na pele

Ainda assim, você deve considerar esses benefícios potenciais com cautela, uma vez que ainda não há evidências suficientes sobre as vantagens da água.

Embora existam muitas garantias de que as alcachofras são um alimento altamente nutritivo, as mesmas qualidades podem ou não ser verdadeiras para a água. Isso porque nem todas as propriedades do alimento podem ser extrapoladas para a água de alcachofra, pois nem todos os nutrientes são solúveis em água.

A água de alcachofra ajuda com o inchaço?

Sim. O extrato de cinarina das alcachofras ajuda no inchaço, pois estimula a produção de bile, que ajuda o intestino a digerir as gorduras e a absorver vitaminas de outros alimentos.

Continua após a publicidade

Dois dos antioxidantes encontrados nas alcachofras (cinarina e silimarina) foram associados à melhoria da função hepática, melhorando especificamente as propriedades de desintoxicação do fígado. Além disso, a remoção dessas toxinas também pode ajudar a aliviar o inchaço.

Quem deve evitar água de alcachofra?

A água de alcachofra pode ajudar com o inchaço, mas também pode causar inchaço ou desconforto gastrointestinal em pessoas que sintam gases ou inchaço com vegetais como brócolis, repolho, couve-flor ou couve de Bruxelas, pois é provável que sintam sintomas semelhantes.

Além disso, se você estiver constipado ou com falta de fibras, também deve evitar a bebida e, no lugar disso, comer um pouco de alcachofra de verdade, já que você não obterá fibras ao beber a água e o alimento em si é rico em fibras e pode ajudar a diminuir o colesterol.

Continua após a publicidade

Como fazer água de alcachofra em casa e consumir

Você deve ferver as alcachofras em casa e usar o restante da água como a água de alcachofra quando o alimento estiver totalmente cozido. Depois, você pode comer a própria alcachofra e obter suas fibras benéficas.

Para o consumo, é possível beber junto com as refeições, logo pela manhã, adicionar a sopas ou experimentar como líquido para cozinhar. Também é possível adicionar a qualquer smoothie, chá ou suco para colher todos os benefícios.

Não existe uma porção recomendada de água de alcachofra, pois se trata de alimentos integrais que podem e devem fazer parte de uma alimentação balanceada.

Continua após a publicidade

Por fim, a conclusão é que, embora sejam necessárias mais pesquisas, a água de alcachofra pode sim ajudar a aliviar o inchaço devido à cinarina e à silimarina, compostos antioxidantes que ajudam o fígado a produzir bile e auxiliam na digestão.

No entanto, para algumas pessoas, ela pode causar sintomas piores e dores gastrointestinais, portanto, tenha cuidado. Se a falta de fibras é a culpada pelo seu inchaço, então comer a alcachofra inteira é uma escolha melhor, especialmente se você quiser colher os benefícios de todos os nutrientes e sabor saboroso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.