É possível saber se o ovo está bom pela casca: profissional explica como

Apenas observando alguns detalhes na casca do ovo, é possível saber se você deve ou não levá-lo para casa. Saiba mais!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 21 jun 2023, 17h03
Veja como avaliar a casca do ovo antes das compras
Veja como avaliar a casca do ovo antes das compras (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Mesmo sendo um dos alimentos mais consumidos pelas pessoas no dia a dia, os ovos, muitas vezes, são escolhidos da forma errada devido à falta de conhecimento das pessoas sobre sua qualidade. Porém, você sabia que é possível avaliar isso através da casca do ovo?

De acordo com a zootecnista Rebeca Horn, da Tijuca Alimentos, essa é a melhor forma de entender sobre o produto antes de levá-lo para casa. Saiba como!

Como identificar a qualidade do ovo pela casca

“A casca do ovo é formada por poros. Por isso, fatores externos como umidade, tempo de estocagem e variação de temperatura do ambiente podem influenciar a qualidade interna do alimento”, explica a profissional.

Rebeca afirma que, ao observar uma casca, é possível identificar a idade da ave que a produziu, as condições de higiene e nutrição e até mesmo a qualidade de vida do animal.

“Quanto mais lisa a casca, melhor. Mais condições para um ovo saudável existem”, ela aponta.

Continua após a publicidade

Outra dica importante é checar rachaduras ou fissuras que podem favorecer a entrada de microorganismos, como fungos e bactérias, que podem trazer riscos à saúde.

A coloração da casca também oferece informações importantes. Segundo a profissional, uma casca turva ou escurecida indica envelhecimento do ovo, pois durante esse processo, há um aumento das bolsas de oxigênio no seu interior, causando essa mudança de cor.

Por fim, devido à estrutura da casca, o armazenamento do produto após as compras também deve ser levado em consideração.

“Ele não deve ficar próximo de alimentos que possuem cheiro forte, pois a casca porosa permite a absorção de odores”, finaliza a zootecnista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.