Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Castanhas ajudam a equilibrar a dieta e garantem aporte de nutrientes essenciais; entenda

Elas são fonte de gorduras saudáveis, o que beneficia quem está em processo de emagrecimento

Por Maraísa Bueno
19 nov 2025, 10h00
Castanhas ajudam a equilibrar a dieta e garantem aporte de nutrientes essenciais; afirma especialista
Castanhas ajudam a equilibrar a dieta e garantem aporte de nutrientes essenciais; afirma especialista  (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Quando o assunto são gorduras, o primeiro pensamento é de que são alimentos que fazem mal para a saúde. Mas, temos que lembrar que existem sim gorduras boas! E elas desempenham funções essenciais no organismo, participando da produção de hormônios, do funcionamento do sistema nervoso e da absorção de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. 

Entre elas, as chamadas gorduras insaturadas, presentes em castanhas, sementes, abacate e óleos vegetais, se destacam por oferecer benefícios à saúde cardiovascular, controle do colesterol e manutenção da energia.

Além das gorduras saudáveis, castanhas e sementes também fornecem proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais, como magnésio, selênio e cálcio, que contribuem para ossos e dentes fortes, funcionamento muscular adequado e suporte ao sistema imunológico.

Em algum momento de um plano alimentar, o nutricionista provavelmente já orientou o consumo de “uma unidade de castanha entre as refeições”, ressaltando a importância de incluir pequenas porções desses alimentos regularmente.

Continua após a publicidade

“Incluir diariamente pequenas porções, como um punhado de castanhas ou sementes, ou usar pastas vegetais em pães, frutas e receitas, ajuda a equilibrar a dieta e garante aporte de nutrientes essenciais”, explica Felipe Jataí, nutricionista parceiro da A Tal da Castanha.

A diversidade de fontes é fundamental, já que cada alimento oferece um perfil diferente de nutrientes. Por exemplo, amêndoas e castanha-do-pará se destacam pelo selênio, castanha de caju é rica em magnésio, e sementes de gergelim fornecem cálcio. “Variar os tipos de castanhas, sementes e pastas vegetais no dia a dia permite combinar sabor e benefícios nutricionais, tornando a alimentação mais completa e funcional”, completa o nutricionista.

Outro ponto importante é o contexto alimentar: consumir gorduras boas junto de outros nutrientes, como fibras, proteínas e vitaminas, favorece a absorção e utilização no organismo. Por isso, adicionar castanhas a saladas, smoothies, iogurtes vegetais ou receitas culinárias, e usar pastas vegetais no café da manhã ou lanches, são estratégias práticas para aproveitar todos os benefícios desses alimentos.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.