Continua após publicidade

Chá-mate no pré-treino: como a bebida queridinha dos cariocas pode ajudar

Ótimo para a saúde, o chá-mate é capaz de contribuir com o desempenho nos treinos. Contudo, é preciso saber como consumir e quando evitá-lo

Por Ana Paula Ferreira
23 ago 2023, 18h10

Muito consumido nas praias do Rio de Janeiro, o chá-mate se tornou patrimônio cultural e imaterial da cidade em 2012. No entanto, o que nem todo mundo sabe é quais são os benefícios dessa bebida além de, é claro, ser super refrescante.

De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, a erva mate oferece uma série de vantagens para a saúde por ser rica em dois compostos chamados saponinas e teobromina.

“Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue” , aponta a nutricionista.

Mas e quanto ao desempenho nos treinos? A profissional explica a seguir.

Continua após a publicidade

Chá-mate para o pré-treino

Fúlvia explica que a erva mate também é aliada para quem quer potencializar o treino, pois oferece um benefício bem parecido com o do café: o efeito termogênico.

“Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso, pelo efeito termogênico da cafeína que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal”, ela aponta.

A profissional ressalta que, obviamente, esta não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo e, por esse motivo, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem metas específicas tanto para a dieta quanto para o treino.

Continua após a publicidade

A nutricionista acrescenta que a erva se popularizou através de bebidas, seja pelo chá gelado nas praias cariocas ou pelo chimarrão na região Sul do país.

“Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, alerta a nutricionista.

Vale ressaltar, porém, que é importante estar atento à quantidade de seu consumo devido a presença da cafeína. Isso porque, apesar de ajudar a combater o cansaço e a sonolência, a bebida pode se tornar um problema para pessoas que já lutam com a falta de sono ou com a ansiedade, por deixá-las mais aceleradas ou sem conseguir dormir. Por isso, é importante escolher bons horários para tomar o chá mate e não abusar.

Publicidade