Aliados do emagrecimento: 6 chás termogênicos para testar

Eles aceleram o metabolismo e possuem diversos benefícios

Por Amanda Ventorin Atualizado em 21 jul 2022, 12h52 - Publicado em 28 jul 2022, 10h00

Você já ouviu falar sobre chás termogênicos? Eles são ricos em substâncias que aumentam a termogenese do corpo, ou seja, produzem calor, acelerando o metabolismo — o que ajuda na queima de gordura corporal.

“Os chás termogênicos geralmente não têm somente esta propriedade e, a depender dos ingredientes utilizados, temos a junção de funções antioxidantes, anti-inflamatórias, de auxílio na destoxificação e estimulação hepática, diminuição na vontade de comer doces, regulação do paladar, aumento do foco, dentre outras. Também são interessantes antes de treinar, pois podem trazer um pique maior para a prática de atividade física” conta a nutricionista Gisele Haiek.

Apesar de ser um aliado no processo de emagrecimento, sozinhos, não irão trazer resultados satisfatórios, pois é importante que estejam inseridos em um contexto de alimentação e estilo de vida que favoreçam esse objetivo de perda de peso saudável.

Atenção!

Mas é preciso estar atento a quantidade de consumo, pois os chás termogênicos apresentam uma quantidade elevada de cafeína que pode causar taquicardia, insônia, pessoas com gastrite e refluxo esofágico não devem consumir. “Não esquecendo que mulheres grávidas, com hipertireoidismo e hipertensos também não devem consumir esses chás” conta Viviane Gomes, nutricionista do Instituto Castro.

.

6 CHÁS TERMOGÊNICOS PARA TESTAR

1

CHÁ DE GENGIBRE 

Indicação de Gisele Haiek.

Anti-inflamatório, auxílio na diminuição de gases e desconfortos gástricos, bons para ajudar a amenizar sintomas como azia, por exemplo

Modo de preparo: ferver 1 pedaço de 3cm em 500 mL de água filtrada por 10 minutos, desligar o fogo, abafar por 5 minutos e consumir.

2

CHÁ DE CANELA

Indicação de Luanna Caramalac Munaro, nutricionista funcional.

Além de termogênica, a canela ajuda na metabolização da insulina, modulando a absorção do açúcar que vem dos carboidratos. Dessa forma, ela evita o acúmulo de gordura corporal. “Outro benefício, é que a canela também possui ação anti-inflamatória”.

Modo de preparo: coloque 1 canela em pau com uma xicara de água para ferver no fogo. Depois de
levantar fervura, espere mais um pouco e desligue o fogo. Após, é só retirar o pau de canela e
consumir o chá.

3

CHÁ VERDE

Indicação de Viviane Gomes

Continua após a publicidade

O chá verde é anticarcinogênica, possui anti inflamatória e ajuda na obesidade, mas não deve ser consumida por mulheres grávidas e hipertensos.

Modo de preparo: coloque 1 colher de sopa de chá verde desidratado para 1 litro de água. Leve a fogo água ao fogo ao iniciar fervura apague o fogo acrescente o chá verde, tampe e deixe por alguns minutos coe e consuma ainda morno

4

CHÁ DE GUARANÁ

Indicação de Luanna

O Guaraná é excelente para ajudar no tratamento de dores de cabeça, cansaço físico e mental, dor muscular, estresse etc. Isso porque ele tem propriedades medicinais energéticas, analgésicas, anti-hemorrágicas, estimulante, tônica, entre outros.

Modo de preparo: Dilua 4 colheres (de chá) de guaraná em 500 ml de água fervente e deixe repousar
por 15 minutos. Depois é só beber.

5

MATCHÁ

Indicação de Gisele

Chá energético, perfeito para quem é metabolizador lento de cafeína e precisa de uma bebida energética, sem o efeito rebote do consumo de cafeína, já que a cafeína de sua composição possui liberação mais lenta, além de propriedades antioxidantes

Modo de preparo: Aquecer 200mL de água filtrada até formar bolhas no fundo, desligar o fogo e colocar 1 colher de chá de matchá em pó, misturar bem, abafar e aguardar 5 minutos antes de tomar. Para ficar com sabor mais agradável, pode ser incorporadas raspas de limão e até bater com pedras de gelo e algumas folhas de hortelã, formando uma bebida refrescante.

6

MASALA CHAI

Indicado por Gisele 

Chá com efeito de aumentar saciedade e funções anti-inflamatórias e de melhora do foco e imunidade

Modo de preparo: Misturar 200 mL de água, 200 mL de leite (recomendo de amêndoas, castanhas ou coco), 2 col. chá de folhas de chá preto, 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado, 1 pau de canela, 6 sementes de cardamomo trituradas, 1 anis estrelado e levar ao fogo para ferver durante 10 minutos, desligar o fogo, abafar por 5 minutos e coar antes de consumir.

Continua após a publicidade

Publicidade