5 chás detox para reequilibrar seu corpo após o fim de semana
Exagerou um pouco no fim de semana? Nada como começar a segunda pegando mais leve
Os fins de semana geralmente são reservados para as exceções na alimentação – afinal, é durante o sábado e o domingo que a maioria dos eventos sociais é marcada.
No fim do ano, os compromissos aumentam bastante, e é normal que, de vez em quando, o sentimento de ter exagerado nessas ocasiões surge.
O segredo é não se desesperar e nem adotar estratégias radicais, como fazer jejuns prolongados ou cortar pela metade as calorias ingeridas no dia – isso só vai te levar a mais frustração e até aumentar as chances de episódios compulsivos. O segredo é voltar para a rotina e caprichar na ingestão de água e outras bebidas, como os chás detox!
Eles ajudam na hidratação do corpo, evitando a retenção de líquidos, além de serem diuréticos. Confira algumas opções a seguir:
Chá detox de casca de maçã, beterraba e gengibre
Esta delícia auxilia a função hepática, ou seja, faz o seu fígado funcionar direitinho. Feita pela chef Lidiane Barbosa.
Ingredientes:
- Casca de 1 maçã orgânica;
- 1/3 de beterraba;
- 1 rodela de gengibre;
- 400ml de água filtrada;
- Gelo;
- Folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe em fogo baixo por aproximadamente 12 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e espere por mais 5 minutos. Coe e leve à geladeira com gelo e folhas de hortelã.
Chá de abacaxi com gengibre
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de abacaxi desidratado ou 2 fatias de abacaxi;
- 2 pedaços de gengibre (ou 3 cm).
Modo de Preparo:
Leve a água para o fogo, mas desligue antes que ela comece a ferver. Acrescente o abacaxi desidratado e o gengibre e deixe borbulhar por 10 minutos. Após o tempo de fervura, desligue o fogo e coe.
Benefícios: O abacaxi é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso. Ele atua como anti-inflamatório e aumenta a saciedade. O gengibre também possui ação anti-inflamatória, além de auxiliar na regulação da pressão arterial e proteger o estômago.
Chá detox de limão, abacaxi e pimenta caiena
Segundo a chef Lidiane Barbosa, a bebidinha é alcalinizadora. A combinação de gengibre com as frutas cítricas ajuda a limpar o sangue.
Ingredientes:
- Polpa de uma maçã;
- 1 rodela de gengibre;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 100ml de chá de camomila;
- Gelo;
- Folhas de manjericão;
- 500ml de água filtrada.
Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador. Bata bem e em seguida coe. Leve à geladeira e sirva gelado.
Chá de dente-de-leão
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de dente-de-leão desidratado.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de levantar fervura. Acrescente a folha desidratada e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e tome logo após o preparo.
Benefícios: O dente-de-leão possui substâncias importantes para o organismo, como a taxacina, que auxilia na estimulação hepática, e a potassa, que tem ação diurética.
Chá de cavalinha
Ingredientes:
- 500 ml de água;
- 2 col. (sopa) de cavalinha.
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e desligue antes de levantar fervura. Coloque a folha desidratada e deixe infusionar por 5 minutos. Depois, coe e tome logo após o preparo.
Benefícios: A cavalinha tem ação diurética e antioxidante, o que favorece a eliminação de toxinas. Além disso, essa erva é uma das que mais contém minerais em sua composição, sendo extremamente benéfica para o organismo.