Continua após publicidade

Chocolate pode ajudar nos treinos: veja o que dizem os estudos

Pesquisas apontam que, o que antes era visto como vilão, hoje deve ser um aliado. Saiba como o chocolate pode ajudar nos treinos

Por Ana Paula Ferreira
23 abr 2023, 10h12

Apesar de ainda ser visto por muitas pessoas como um vilão da vida saudável, o chocolate pode ajudar nos treinos e oferecer benefícios para o corpo.

É o que provam estudos feitos ao redor do mundo, que apontaram quais são as vantagens que o consumo desse doce tão amado pode ter para a saúde. Veja a seguir!

Como o chocolate pode ajudar nos treinos

Chocolate pode aumentar a recuperação pós-treino…

Beber leite com chocolate após o exercício pode ajudar a reparar os músculos, sugere uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, em 2012.

De fato, um estudo feito pela Universidade do Texas e financiado pelo Conselho Nacional de Laticínios dos EUA e pela National Fluid Milk Processor Promotion Board, descobriu que os atletas que bebiam leite com chocolate com baixo teor de gordura depois do treino no lugar de uma bebida esportiva à base de carboidratos ou sem calorias tinham mais força e pedalavam mais rápido que os outros.

…e fazer bem para a saúde do coração

Os grãos de cacau são ricos em flavonóides. Sendo assim, o chocolate amargo, em particular, é uma grande fonte desses compostos, que são antioxidantes e que podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Consumir quantidades moderadas de chocolate, segundo especialistas de Harvard, também foi associado a um menor risco de fibrilação atrial. Trata-se de uma condição de batimento cardíaco irregular, que pode aumentar o risco de derrame, insuficiência cardíaca e outras complicações cardíacas.

Continua após a publicidade

Sendo assim, se liberado por seu médico, o doce pode ser um bom aliado para o coração.

Chocolate pode ajudar nos treinos por oferecer melhor desempenho cerebral

Uma pesquisa publicada na Harvard Health Publishing em 2014 concluiu que o chocolate também pode ser bom para a memória.

O estudo contou com dois grupos. O primeiro, com adultos que tomaram um suplemento de cacau com alto teor de flavonóides por três meses. Já o segundo, com adultos que consumiram um suplemento de cacau com baixo teor do composto.

Como resultado, os estudiosos notaram que as pessoas do primeiro grupo tiveram melhor desempenho em testes de memória do que os do outro.

Além disso, um estudo de 2012 publicado no New England Journal of Medicine relatou que os lugares onde há mais consumo de chocolate têm o maior número de ganhadores do Prêmio Nobel.

Continua após a publicidade

Além disso, ele também pode (talvez!) ser bom para a pele

Indo contra tudo que ouvimos desde cedo, comer chocolate pode melhorar sua pele, segundo algumas pesquisas que apontaram que o doce seria capaz de ajudar a proteger a derme dos raios UV prejudiciais.

Por outro lado, contudo, outros pesquisadores comprovaram que o consumo pode, sim, aumentar o risco de acne.

Sendo assim, ainda não há uma conclusão final sobre o tema. Então, se ficar em dúvida, consulte um nutricionista e um dermatologista.

Chocolate pode ajudar a diminuir os desejos

Comer chocolate amargo pode ajudar a manter a fome sob controle, de acordo com um pequeno estudo realizado por pesquisadores da University of Copenhagen, na Dinamarca.

De acordo com a pesquisa, isso funciona, em especial, se as vontades são de alimentos doces, salgados ou gordurosos.

Publicidade