Continua após publicidade

Pode comer a casca da jabuticaba? Benefícios da fruta

Alimento típico do Brasil é docinho e traz muitas vantagens para a saúde

Por Giovana Santos
29 out 2024, 16h00

Ela é pequena, roxa, redonda e docinha. Estamos falando de uma fruta bem mais brasileira do que o mirtilo. A jabuticaba é fonte de diversos nutrientes considerados essenciais para a saúde do organismo, entre eles, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, quercetina, tanino, fibras, ferro, potássio e selênio. Na hora de comer, a maioria das pessoas ingere a polpa e descarta a casca. Mas será que a gente também pode consumir essa parte do alimento?

Pode comer a casca da jabuticaba?

Se você gosta, pode sim! A casca da jabuticaba é rica em fibras, o que ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Além disso, ela pode facilitar a absorção de água pelo organismo.

Você pode comer o ingrediente in natura ou utilizá-lo na preparação de receitas deliciosas, como geleias e vitaminas. Só fique de olho para higienizar muito bem antes de consumir, viu?

Mas não para por aí. O caroço é outra estrutura da frutinha que pode trazer vantagens para o organismo. Ele ajuda na perda de peso, segundo um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Os ratinhos de laboratório que receberam um extrato com os componentes dessa parte da fruta, os elagitaninos, não ganharam peso mesmo depois de expostos a uma dieta carregada de açúcar e gordura saturada.

“Os elagitaninos são capazes de diminuir os radicais livres acumulados no fígado, além de arrastar a gordura para fora do órgão”, comenta a nutricionista Renata Amorim, do Rio de Janeiro. Só não adianta engolir o caroço inteiro: bata no liquidificador junto com a polpa e a casca (antioxidante) até a fruta virar um delicioso suco.

Continua após a publicidade

Outros benefícios da jabuticaba

Previne câncer

Na jabuticaba, é possível encontrar compostos antioxidantes, por exemplo, quercetina e tanino, que ajudam a neutralizar radicais livres e evitar o desenvolvimento de células cancerígenas.

Melhora o trânsito intestinal

As fibras presentes principalmente na casca da jabuticaba também favorecem o funcionamento adequado do intestino, prevenindo a prisão de ventre. A fruta também conta com magnésio, um mineral que melhora a movimentação natural do órgão.

É importante lembrar que, para garantir que as fibras realizem suas funções no organismo, é preciso beber a quantidade ideal de água. Além disso, vale destacar que exagerar na ingestão desses nutrientes pode provocar um efeito contrário, desencadeando inchaços, gases e até mesmo constipação.

Evita o Alzheimer

Os antioxidantes da jabuticaba contribuem para a redução do risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Fortalece a imunidade

A jabuticaba possui uma alta concentração de vitamina C, um poderoso antioxidante que combate radicais livres e ainda fortalece o sistema de defesa do organismo.

Continua após a publicidade

Previne o envelhecimento precoce

Mais um ponto para os antioxidantes da jabuticaba! Ao lutarem contra os radicais livres, eles protegem as células do corpo e diminuem o estresse oxidativo, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.

Regula a pressão arterial

Por ter potássio e oferecer propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a jabuticaba é uma grande aliada para regular a pressão arterial, colaborando para a eliminação do excesso de sódio no corpo e propiciando a circulação sanguínea.

Reduz o colesterol ruim

A jabuticaba pode ajudar a baixar os níveis de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Isso porque as fibras da fruta atuam na diminuição da quantidade de gordura absorvida dos alimentos.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.