Enquanto a batata inglesa tem 53 calorias, e a batata-doce 77, a yacón tem apenas 33 em uma porção de 100 gramas. Com formato de batata-doce, textura de pera e sabor adocicado. Capaz de reduzir a taxa de açúcar no sangue, a batata yacón – um tubérculo originário dos Andes – é também conhecida como a batata do diabético. Mas quem está na batalha para perder peso também pode (e deve) incluir esse alimento na dieta.
Ele é rico em inulina, um tipo de fibra prebiótica que, segundo um estudo da Universidade de Louvain, na Bélgica, desempenha funções positivas no intestino, reduzindo o risco de síndrome metabólica (conjunto de problemas que incluem diabetes, alterações cardiovasculares e obesidade). “A batata yacón é nutricionalmente maravilhosa: além de ser fonte de carboidrato sem glúten, 90% da sua composição são fibras, diminuindo bastante o apetite”, diz Gisela Savioli, nutricionista de São Paulo. Como consumir: crua, como se fosse uma fruta, ralada na salada ou batida no suco.
Suco com yacón
Beber um copo de suco feito com a batata yacón antes do almoço e do jantar ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições, segundo a nutricionista Gisela Savioli, de São Paulo. Resultado: menos gordurinhas estocadas. Experimente esta receita ou crie outras combinações com a batata andina – encontrada facilmente por aqui, na feira, no sacolão ou no supermercado.
Continua após a publicidade
Ingredientes
. 1 batata yacón pequena (100 g) sem casca
Continua após a publicidade
. 1 kiwi
. Suco de 2 laranjas
Modo de preparo
Continua após a publicidade
Retire a casca da yacón apenas na hora de preparar o suco, pois ela escurece rapidamente. Bata com os ingredientes. Coe (se preferir) e beba em seguida.