Lanchinhos saudáveis (e grátis!) no escritório é tendência

Nos Estados Unidos, algumas empresas estão oferecendo snacks para seus funcionários, especialmente nas de tecnologia, como o Google. Isso ajuda a incentivar a produtividade e a felicidade dos funcionários

Por Redação Boa Forma Atualizado em 28 out 2016, 15h25 - Publicado em 13 Maio 2016, 14h49

Uma tendência crescente no local de trabalho americano: oferecer lanches grátis aos funcionários. A ideia é bacana e ainda aumenta a produtividade e a satisfação dos funcionários. Mas como as empresas podem promover escolhas saudáveis? Pensando nisso, alguns executivos do Google contrataram Ernest Baskin, professor da Universidade Saint Joseph e especialista em comportamento do consumidor para solucionar essa questão.

Depois de realizar um experimento no escritório da empresa em Nova York, Baskin conseguiu entender a relação entre: um fator ambiental (a disponibilização de lanches de graça, no caso) e a influência no comportamento dos trabalhadores. “Foi um pouco surpreendente perceber que ao colocar os lanches próximos das pessoas, nós produzimos uma mudança significativa na quantidade de snacks consumidos”, disse. Outro ponto importante: a maior parte do consumo foi realizado pelo grupo masculino. De acordo com o autor, as mulheres apresentaram mais autocontrole do que os homens.

A partir desse resultado, o pesquisador resolveu fazer algumas interversões nas opções de lanches, como colocar os alimentos mais saudáveis perto dos funcionários e os mais industrializados longe. O que fez com que as pessoas consumissem snacks mais fit. “Espero que os resultados aumentem a conscientização dentro das empresas em relação à alimentação. As grandes corporações precisam se preocupar com a qualidade dos alimentos oferecidos”, disse. Tudo é uma questão de escolha, a gente sabe. Mas, se tiver uma forcinha do ambiente a nossa dieta pode ficar mais fácil. 

Publicidade