Por que dormir pouco causa larica

Se você é da turma que não dorme direito, saiba que pode estar somando uns quilinhos a mais na balança instintivamente

Por Redação Boa Forma - Atualizado em 27 out 2016, 22h37 - Publicado em 1 mar 2016, 14h47

Um experimento destinado a explicar por que as pessoas comem demais depois de uma noite mal dormida sugere que o alimento se torna muito mais atraente nestas ocasiões. “Nós sabemos que quando as pessoas usam a maconha, elas comem mais. E a tendência é optar por comida que acham mais gostosas e gratificantes”, disse Erin Hanlon, pesquisador associado em endocrinologia na Universidade de Chicago e que ajudou a conduzir o estudo.

Hanlon analisou uma substância química presente no cérebro, que se assemelha aos mesmos produtos químicos encontrados na maconha, e que afeta dor, prazer e apetite. Quando os voluntários foram privados de sono, os níveis dessa substância ficaram mais altos por mais tempo, e eles também comiam mais alimentos insalubres, relatou a equipe de cientistas para a revista Sleep.

Foi um estudo pequeno, mas intenso. As 14 pessoas, na faixa dos 20 anos, que concordaram em passar quatro dias em um centro de sono da universidade, ficaram em salas onde luz e sons eram controlados. Os participantes tinham as refeições cuidadosamente preparadas e medidas para que os pesquisadores pudessem ver exatamente o que eles comeram.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: um autorizado a dormir por oito horas e meia e outro por apenas quatro horas e meia. Os pesquisadores recolheram amostras de sangue e controlaram o que e quando os voluntários podiam comer. Depois de quatro noites ninguém conseguiu comer nada até 3 horas, e então eram liberados para comer seus alimentos favoritos.

Todos comiam demais na refeição, ingerindo aproximadamente 2.000 calorias em uma sessão, praticamente todas as calorias recomendadas por dia. Mas as pessoas que foram acordados todos os dias às 5h30, cortando seu sono quase pela metade, passaram a comer mais 1.000 calorias no final do dia, relatou a equipe de Hanlon. “Sabemos que a restrição do sono inibe o desempenho cognitivo. Você está mais propenso a comer mais do que o indicado”, disse ela. “Se você tem uma barra de chocolate, e você dormiu bastante, você pode controlar sua resposta natural”, acrescentou. “Mas se você dormiu pouco, a capacidade de resistir pode ser prejudicada”, complementou o profissional.

Continua após a publicidade
Publicidade