Continua após publicidade

Maca peruana: como ela pode ajudar na menopausa e na libido

Você sabia que essa raiz considerada um superalimento pode amenizar alguns sintomas da menopausa? Confira os benefícios da maca peruana!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h38 - Publicado em 31 ago 2023, 10h25
Veja os benefícios da maca peruana para a menopausa
Veja os benefícios da maca peruana para a menopausa (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

A maca peruana é uma raiz considerada um superalimento por ser rica em uma série de nutrientes e propriedades saudáveis. Mas você sabia que ela pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa?

De acordo com Thais Dias, nutricionista especializada em menopausa, seus benefícios incluem a melhora da lubrificação, da fadiga crônica e até mesmo de problemas como ansiedade e depressão.

Curiosa para saber o que esse ingrediente tem a oferecer? Então confira a seguir tudo que você precisa conhecer sobre a maca peruana e os efeitos positivos oferecidos nessa etapa da vida das mulheres.

O que é maca peruana?

“A maca peruana é uma raiz que é considerada um vegetal crucífero e um superalimento, o que significa que contém uma variedade de nutrientes e componentes, sendo saudável e eficaz. Existem mais de 13 tipos de maca, que é cultivada na região dos Andes, no Peru. As mais comuns são a amarela (dourada), vermelha e a preta”, explica Thais.

Segundo a profissional, ela pode ser usada tanto em pó, como em cápsulas.

“No caso de usá-la em pó, podemos utiliza-la para fazer shakes, vitaminas, smoothies ou shots. O indicado é consumir de 1 a 3 colheres de chá por dia”, aponta ela.

Continua após a publicidade
Shot matinal energizante com maca peruana

Ingredientes:

50 ml de água
1 colher de chá de maca peruana em pó
1 colher de café de beterraba em pó
15 gotas de própolis

Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes e consuma em jejum.

 

“No caso do consumo em cápsulas é indicado consultar um profissional, pois a dose terapêutica pode variar de acordo com cada caso – geralmente, entre 2.000 a 3.000 miligramas por dia”, explica a nutricionista.

Ela ressalta, ainda, que como se trata de um alimento que traz energia e disposição, a indicação é consumir a maca até às 15h para que não atrapalhe o sono.

Continua após a publicidade

Benefícios da maca peruana na menopausa

De acordo com Thais, a maca pode ser usada, entre outros fatores, para melhorar a lubrificação e a libido.

“Ela também pode atuar em outros sintomas como, por exemplo, controle da glicemia e pressão arterial, melhora da cognição, foco e concentração.”

Além disso, a profissional afirma que a raiz melhora níveis de energia, fazendo com que as mulheres fiquem mais dispostas, e ajuda em um sintoma que é muito comum deste período: a fadiga crônica.

Por fim, ela ainda reduz sintomas de ansiedade e depressão.

“Temos vários estudos que falam sobre a importância do consumo da maca peruana para a saúde óssea da mulher no climatério e menopausa.

Continua após a publicidade

Alguns outros estudos mostram que ela também pode melhorar fogachos, por conta da ação vaso dilatadora”, aponta a profissional.

Há contraindicação de consumo?

Sim. “Ela é contraindicada para mulheres que tiveram câncer de mama de origem hormonal e deve ser usada com cautela por quem tem mioma ou endometriose”, alerta a profissional.

Maca peruana x libido

Thais explica que a grande maioria das mulheres passa por uma queda na libido a partir dos 40 ou 45 anos. Isso, segundo ela, vai coincidir com o período de climatério, que antecede a menopausa.

“Já temos uma queda drástica da libido e do desejo sexual a partir dessa idade. Então, esse é um sinal clássico e pode ir piorando até chegar na menopausa, se a mulher não tratar esse sintoma.”

Além de levar em consideração estudos, a profissional afirma que já viu muito na prática que a libido não tem relação só com as mudanças hormonais e com a queda da testosterona, do estrogênio e da progesterona, causando a queda da libido.

Continua após a publicidade

Porém, existem outros fatores que podem estar relacionados a essa diminuição.

“Não existe uma fórmula mágica para fazer com que a libido volte a ser como antes. Nós sabemos que a reposição hormonal é um tratamento ‘padrão ouro’, mas a maca peruana é um alimento que pode sim ajudar o desejo sexual”, aponta a profissional.

“Existem vários estudos que trazem a maca como um estimulante, ajudando na vaso dilatação e lubrificação. Ela vai atuar aumentando a libido nessa fase e é super bem vinda como um dos fatores para fazer parte do tratamento durante o climatério ou menopausa”, finaliza.

Maca peruana para comprar

Maca Peruana Com Vitaminas

.

Maca Peruana Muwiz, com embalagem de 500mg, 120 cápsulas. Não contém glúten e é 100% natural.

Farinha de maca concentrada Puravida

.

Maca peruana em pó. Pacote com 100 gramas. Pode ser usada em receitas ou bebidas. Não contém glúten.

Continua após a publicidade

Maca Peruana em cápsulas

.

Maca Peruana em cápsulas. Embalagem de 500mg com 120 comprimidos. Não contém glúten, lactose e açúcares.

Maca Peruana Bio2

.

Maca peruana em pó, vegana, sem glúten, leite, soja, corantes artificiais, aromas artificiais ou aditivos. Embalagem com 100g. Feita com ingredientes funcionais e nutritivos.

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.