Continua após publicidade

Como ter mais disposição: 7 exercícios para ajudar no dia a dia

As demandas do dia a dia podem gerar cansaço e desânimo, mas certas atividades ajudam com isso. Veja quais ajudam a ter mais disposição!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 18 set 2023, 19h31 - Publicado em 21 nov 2022, 15h00
Mulher se espreguiçando ao acordar
 (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Em meio a rotina agitada, que envolve trabalho, tarefas domésticas e estudos, é normal surgir a falta de energia e de ânimo para cumprir as demandas do dia a dia.  Por isso, é fundamental ter hábitos saudáveis e que dêem mais disposição para sempre desfrutar do bem-estar.

De acordo com a treinadora de futebol feminino e personal trainer Ana Paula Souza, para ter mais ânimo ainda pela manhã, existem algumas medidas que podem ser incluídas na rotina.

Após acordar, o ideal é se espreguiçar para alongar o corpo. “É a melhor forma que a gente tem de acordar, porque o corpo relaxa ou contrai muito durante a noite. Dar uma ótima espreguiçada é uma forma de fazer com que a musculatura receba informações de que vai trabalhar, vai sair da homeostase, vai sair de não fazer nada para ter uma atividade”, esclarece a profissional.

Para ter uma dose extra de disposição para o dia a dia, a personal trainer não deixa de destacar a importância dos exercícios físicos e sugere 7 atividades.

No entanto, vale ressaltar que é fundamental contar com acompanhamento de um profissional para decidir qual exercício se encaixa melhor nas necessidades e objetivos de cada indivíduo.

Como ter mais disposição: 7 exercícios

 

1

Alongamento

O alongamento pode ser feito em casa logo após acordar e se espreguiçar. Ele envolve movimentos simples, mas que são capazes de oferecer bem-estar para o corpo todo.

Continua após a publicidade

Inicialmente, é indicado que você comece fazendo rotações com o pescoço. com os braços e com os pés. Em seguida, estique as pernas e braços para ajudar a alongar os membros superiores, inferiores e a coluna.

2

Ioga

Além de trazer vantagens para a saúde física, a ioga também beneficia a saúde mental. De acordo com uma revisão científica chamada de “Ioga Effects on Brain Health: A Systematic Review of the Current Literature”, que avaliou a relação da atividade e o cérebro, a prática desempenha um papel relevante na redução do estresse, da ansiedade e da depressão.

A ioga é uma ótima opção para quem quer ter mais disposição no dia a dia, pois ela faz o uso de exercícios de força, flexibilidade e também de respiração.

Outro ponto que vale ressaltar é que é possível praticá-la em qualquer lugar. No entanto, é fundamental vestir roupas, de preferência, fitness, por exemplo, legging, body e top, uma vez que elas promovem mais flexibilidade aos movimentos.

3

Pilates

Assim como na ioga, os movimentos do pilates também são influenciados pelas roupas escolhidas. No geral, esta prática pode ser feita no solo e em equipamentos exclusivos, ou seja, é preferível que seja realizada em academias ou estúdios especializados na modalidade.

Continua após a publicidade
4

Musculação

Com exercícios que visam proporcionar resistência, força e crescimento muscular, esta atividade física, que utiliza objetos e aparelhos para movimentar o corpo, também é indicada para ter mais disposição no cotidiano.

5

Caminhada

Uma das grandes vantagens da caminhada é que ela pode ser feita na rua, em parques ou em esteiras nas academias, sendo que a escolha do local pode ser feita de acordo com a sua preferência.

Além disso, esta modalidade não exige o uso de equipamento e pode ser realizada em qualquer hora do dia.

Um estudo feito pela USP de Ribeirão Preto pontuou que caminhar durante alguns minutos por dia ajuda na disposição e traz outros benefícios à saúde, como a melhoria na circulação sanguínea e a redução da pressão arterial.

6

Corrida

Segundo um estudo publicado no Brazilian Journal of Medical and Biological Research, a corrida contribui para a redução do risco de AVC, de hipertensão e de diabetes.

Continua após a publicidade

A principal diferença entre a corrida e a caminha tem relação com a intensidade, já que correr necessita de mais fôlego e resistência.

7

Natação

A natação trabalha todos os grupos musculares, melhora o ritmo respiratório e fortalece o abdômen, segundo o Ministério da Saúde.

Esta atividade física é considerada de baixo impacto e, por isso, pode ser realizada por indivíduos de todas as idades sem restrições.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.