Você sente mais fome no frio? 4 estratégias para reverter o quadro

Já reparou que quando o tempo esfria a gente sente mais fome? Existe uma explicação científica para o fenômeno

Por Larissa Serpa Atualizado em 1 jul 2021, 15h02 - Publicado em 1 jul 2021, 09h00

É justamente na estação mais fria do ano que a sua vontade de comer aumenta? Pois saiba que existe, sim, uma explicação para isso. “No inverno, o nosso organismo tem um esforço maior para manter a temperatura corporal estável, por isso há um gasto calórico bem maior. O aumento da fome é o corpo pedindo mais energia. Em resposta, ingerimos alimentos mais calóricos”, afirma a nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse, no Rio de Janeiro. Além disso, com o tempo mais geladinho a nossa vontade de comer alimentos crus e frios (salada e fruta) também diminui.

Outro fator que contribui para o excesso de comilança: a produção de serotonina – neurotransmissor que promove a sensação de saciedade –, nesta época do ano diminui principalmente em pessoas que não gostam das temperaturas mais baixas. “Com isso, muitas pessoas acabam tentando suprir a insatisfação com a comida”, ressalta nutricionista Jaqueline Araújo, do Ateliê do Olhar, no Rio de Janeiro.

+ Como a chegada do inverno influencia cada signo

Para driblar a situação, as especialistas dão algumas dicas de como manter a alimentação equilibrada durante o inverno:

1. Consuma mais proteínas. Elas demoram mais para serem digeridas pelo organismo, por isso, aumentam a sensação de saciedade. Dessa forma, o apetite vai ficar controlado por mais tempo.

2. Prefira fazer sopas com legumes que não sejam de cor amarela, como a batata, por exemplo. Uma opção é apostar na batata-doce, porque é fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico – que também demora mais tempo para ser digerido.

3. Aumente o consumo de chás, que além de esquentarem o corpo, prologam sensação de prazer e bem estar e também ajudam a desinchar o organismo.

4. Se quiser aproveitar o friozinho para preparar um delicioso fondue, utilize carnes cozidas ao invés de fritas, use queijos magros e claros e troque o pão comum pela versão integral. Se optar pela versão doce, prefira chocolate em pó 70% cacau e utilize o leite condensado light.

Continua após a publicidade
Publicidade