3 ideias de shakes para fios fortes, bonitos e saudáveis

O time de experts em nutrição do Lapinha Spa, no Paraná, preparou receitas infalíveis para o cabelo dos sonhos — porque a verdadeira mudança vem de dentro!

Por Camila Neves (colaboradora) - Atualizado em 17 fev 2020, 15h08 - Publicado em 29 ago 2017, 19h23

Que alimentação balanceada é o segredo número um para conquistar fios à la Yasmin Brunet, você já sabe. E apesar de fatores externos como poluição, radiação solar, uso excessivo de secador e até stress colocarem à prova a saúde capilar, a falta de determinados nutrientes é a verdadeira responsável por enfraquecer de vez os fios. “Queda acentuada e cabelo opaco estão diretamente relacionados à deficiência de proteína, biotina, vitamina D, cobre, zinco, magnésio, cálcio e ferro na dieta”, lista a nutricionista Marcieli Pereira Bandeira, do Lapinha Spa.

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Incluir gema de ovo, aveia, cevada e leguminosas no cardápio é um primeiro passo. Para simplificar a rotina, shots diários de shakes energéticos super dão conta do recado. As três combinações a seguir são tiro e queda — principalmente se ingeridas logo pela manhã, em jejum, para que os ingredientes sejam muito bem absorvidos.

SHAKE #1

Ingredientes

– 1 banana prata

– 2 colheres de (sopa) de farelo de aveia

– 200 ml de leite de amêndoas

– 1 colher de (sobremesa) de cacau em pó

– 1 colher de (chá) de levedo de cerveja

– Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo após o preparo. Utilize a banana congelada para dar mais cremosidade ao smothie.

Benefícios

A receita reúne vitaminas do complexo B (banana, aveia, levedo de cerveja, cacau em pó) com proteína vegetal (leite de amêndoas) e silício (farelo de aveia). Juntos, estes nutrientes deixam o couro cabeludo mais saudável, além de estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

SHAKE #2

Ingredientes

– 1 cenoura pequena

– 1 fatia de manga

– 1 beterraba pequena

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– Suco de 2 laranjas

– 1 folha de couve orgânica com talo

– Folhas de espinafre (4 a 5 folhas)

– 1 colher de (sopa) cheia de farinha de linhaça dourada

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo após o preparo — preferencialmente sem coar, assim terá os benefícios das fibras.

Benefícios

A vitamina C (couve, laranja), o ferro (beterraba, couve, espinafre) e a vitamina E (farinha de linhaça) atuam como antioxidante sobre os radicais livres, auxiliando na ligação das fibras de queratina. Já a vitamina A (cenoura e manga) reforça o sistema imunológico, auxilia no crescimento do cabelo e contribui para a formação de colágeno, além de ser necessária para a renovação celular.

SHAKE #3

– 200 ml de iogurte natural (sem açúcar)

– 50 gramas de amora

– 8 morangos

– 1 colher de (sopa) de farelo de aveia

– 6 nozes

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida. Se perceber a necessidade de adoçar, adicione 1 colher de (chá) de melaço de cana, que é rica em ferro.

Benefícios

A proteína do iogurte é importante para melhorar a estrutura dos fios, o silício da aveia estimula o crescimento, o zinco das nozes contribui para um cabelo com mais brilho e menos quebradiço, e a vitamina C das frutas vermelhas contribui para as ligações das fibras de queratina o que evita a queda.

 

 

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