Continua após publicidade

5 principais fatores que prejudicam a fibra capilar

Os cabelos podem ser desgastados por vários fatores como a exposição à luz solar, banhos quentes, e outros.

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 13 set 2022, 18h00 - Publicado em 13 set 2022, 17h56

Quando o fio nasce do couro cabeludo, ele está virgem de danos extremos. Porém, ao longo do tempo, ele passa a ser exposto à condições que podem desgastá-lo. De acordo com o dermatologista Dr.  Felipe Chediek, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia que atua com tricologia sistêmica e Medicina Funcional Integrativa, conforme o crescimento dos fios, alguns fatores podem prejudicá-lo. “Logo com o passar dos dias e os milímetros de crescimento essa fibra é exposta a uma variabilidade grande de fatores que podem levar a um desgaste de sua integridade, e, dependendo destas ações, danos irreversíveis”, explica.

Ele também cita os cinco fatores mais comuns que danificam os cabelos, sendo que, entre eles está o uso excessivo de fontes de calor, como secadores, chapinhas e babyliss, e as químicas.

BANHOS QUENTES

Durante o banho, a temperatura elevada da água prejudica a saúde das madeixas. Além disso, a qualidade da água que vem da estação de tratamento também interfere.

DANOS TÉRMICOS

O uso excessivo de fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss podem desgastar os fios.

Continua após a publicidade

QUÍMICAS

As químicas causam desgastes na fibra capilar e podem até mesmo ocasionar danos irreversíveis.

SOL, MAR E PISCINA

As radiações solares oxidam a queratina dos fios, o que resulta em danos para a fibra capilar. Porém, não é só o sol que prejudica a saúde das madeixas. Na verdade, a salinidade e a presença de muitos elementos minerais na água do mar também exercem um impacto negativo na fibra capilar, assim como os agentes químicos presentes na água da piscina.

COSMÉTICOS INADEQUADOS

Continua após a publicidade

Também é preciso se atentar aos cosméticos que são utilizados para a lavagem e para o condicionamento dos cabelos, uma vez que esses itens podem provocar danos na fibra capilar, fazendo com que ela perca proteção e com um risco maior de desgaste superficial. De acordo com o dermatologista, a forma como o cabelo é seco influencia na saúde capilar. Então, o recomendado é não esfregar o cabelo com força para retirar o excesso de água após o banho.

Todos esses fatores trazem danos para as madeixas. “Tudo isso deixa nossos fios mais opacos, porosos, secos, quebradiços e com menos brilho. E vai ficando cada vez mais difícil de recuperar”, explica Dr. Chediek.

A alimentação é um ponto que merece a atenção de quem deseja manter a saúde e a beleza dos fios. “Não deixe também de sempre seguir com uma boa alimentação e qualidade de vida, além de adequada suplementação de nutrientes”, indica o dermatologista.

 

Publicidade