Como cuidar do cabelo pré, durante e pós treino

Diga adeus às pontas secas e às raízes oleosas. Aqui, a rotina perfeita de cuidados com os fios antes, durante e depois de suar

Por Juliana Vaz Atualizado em 14 jul 2022, 16h45 - Publicado em 12 jul 2022, 09h34

Fazer exercícios de forma constante é uma das receitas para o bem estar físico e mental. Se você faz parte desse time, que tem uma rotina de treino constante, deve enfrentar um dilema comum que é: como prendo meu cabelo? Posso lavar todo dia após treinar? 

Cuidar do nosso cabelo durante os treinos pode ser um pesadelo absoluto! Há suor, rabos de cavalo apertados e lavagens frequentes que seu cabelo precisa enfrentar. O problema é que não existe uma resposta única para essas perguntas que se apliquem a todos os tipos de fios. 

Sabe porque? Tem pessoas que transpiram muito e outras que mal terminam uma aula de spinning com uma gota de suor. Há quem tenha o couro cabeludo sensível e cabelos ralos, quem tenha cabelo crespo e seco, que ficam ressecados se lavados diariamente…

Portanto, simplesmente falar para fazer um rabo de cavalo alto ou um coque bem justo não é uma boa resposta.

Por isso, pedimos a especialistas no assunto que nos ajudassem a pensar em uma rotina factível de cuidados pré, durante e pós treino.

 

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COMO CUIDAR DO CABELO PRÉ-TREINO

trança
Du Borsatto/BOA FORMA

A rotina de cuidados com os cabelos pré treino é muito importante. Isso porque puxar os fios em um coque, tranças boxer ou rabo de cavalo super apertados, somados ao movimento do corpo em treinos intensos pode causar a chamada alopecia por tração. E isso acontece independentemente do seu tipo de fio.

A dermatologista Jaqueline Zmijevski, pós-graduada em medicina estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB), explica que o nome dessa condição se refere à queda de cabelo desencadeada por tração excessiva, repetida e prolongada dos fios. “Nesses casos, observamos fios mais curtos nas margens do cabelo, formando uma espécie de franja”, diz ela. Nos quadros iniciais, os sintomas podem variar: vermelhidão, descamação e pontinhos de “pus”. 

Nessa fase, a situação ainda é reversível. Entretanto, com a evolução, ocorre uma “cicatriz” no folículo piloso, que perde a capacidade de produzir novos fios de cabelo. Ou seja, evite tração excessiva usando presilhas ou grampos. Prefira fazer tranças mais frouxas ou um rabo de cavalo baixo.

  • O que usar: xampu a seco

Usá-lo após o treino pode parecer lógico, mas a essa altura, você estará travando uma batalha perdida contra a umidade. uma vez que seu cabelo já esteja encharcado de suor, o xampu seco terá pouco – ou nenhum – efeito. 

Em vez disso, divida o cabelo em seções e borrife o produto na raiz, ao menos uma hora antes de começar a se exercitar. E massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos. O xampu a seco funcionará como uma barreira e irá absorver o suor, por isso é melhor aplicá-lo apenas próximo do horário de treinar para que o produto esteja bem “fresco”.

Assim, seu cabelo ficará ótimo depois dos exercícios. Isso evita que você tenha que lavá-los com tanta frequência – ainda mais no inverno, que os fios demoram naturalmente mais para secar.

Mas atenção: “Esse tipo de shampoo não substitui a lavagem convencional, uma vez que só disfarça a sujeira. O uso frequente pode causar coceira, ressecamento e descamação do couro cabeludo. Use com moderação”, alerta Jaqueline.

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COMO CUIDAR DO CABELO DURANTE O TREINO

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O Boticário/Divulgação

 Se o treino é intenso ou não, tirar o cabelo caindo do rosto é uma prioridade. Fazer burpee já é desafiador demais para ainda ter que se preocupar com o penteado. 

Portanto, jogue fora aqueles prendedores elásticos velhos e sem resistência. Se eles já estão alargados, é mais provável que você tenha que fazer mais voltas e prender mais apertado os fios. Usar aqueles super resistentes de plástico também não é a melhor saída, já que podem quebrar os fios e puxar a raiz dos cabelos. Jaqueline aconselha usar prendedores de tecido ou até mesmo meias-calça cortadas, que não provocam atrito com os fios e nem puxam a raiz dos cabelos.

E, se você sente dor no couro cabeludo, preste atenção no quão justo está prendendo seu cabelo durante o treino. Faça um rabo de cavalo baixo ou uma trança mais frouxa, se seu cabelo for longo. 

 

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COMO CUIDAR DO CABELO PÓS-TREINO

cabelo saudável como recuperar cabelo danificado
PeopleImages/Getty Images
  • se não for lavar

Agora é a hora de ver o que o xampu a seco fez por você. Solte a raiz dos cabelos com a ponta dos dedos para ver como estão. Se tiver feito tranças, é bem provável que tenha um ondulado marcando os fios. Aproveite o visual e aplique um mousse, apenas para dar mais estrutura às ondas.

Os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos, então costumam segurar um pouco mais a oleosidade. Se não for lavá-los, o cabeleireiro Peter Menezes, advocate de Authentic Beauty Concept no Brasil no salão 1838, aconselha aplicar um óleo finalizador para nutrir os cachos e proteger as pontas. Se os cachos estiverem amassados, borrife um spray leave-in para reavivar os caracois. 

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  • se for lavar

Se você for do time das que transpiram muito, é provável que terá o cabelo molhado ainda assim. Nesse caso, seja liso, crespo ou cacheado, evite o secador o máximo possível. Mesmo o jato frio, segundo a dermatologista Jaqueline, não deve ser usado com frequência. “Se for algo esporádico, o jato de ar frio não traz problemas ao couro cabeludo, mas o hábito constante pode ressecar os fios”. 

Lave e deixe ele secar naturalmente. Dê uma ajuda ao processo pressionando uma toalha macia ou mesmo papel toalha contra o couro cabeludo assim que sair do banho, para remover o excesso de umidade. Então, aplique um leave-in hidratante para dar brilho e evitar o frizz.

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