Dicas para manter a pele hidratada até nos dias mais secos

Sofre com pele ressecada e quer melhorar isso? Conheça cuidados práticos para incluir no dia a dia

Por Da Redação Atualizado em 15 Maio 2018, 12h41 - Publicado em 15 Maio 2018, 11h43

Frio, água quente, poluição, stress… É possível driblar esses fatores que deixam sua pele ressecada e roubam a saúde dela. Saiba como se cuidar de acordo com a sua rotina e as condições climáticas:

Quando os dias estão frios

Para quem costuma tomar aquele banho quente para relaxar, a notícia não é a mais motivadora: a água em temperatura elevada tira a oleosidade natural da pele e pode deixá-la ressecada, vermelha e até com coceira. No inverno os banhos têm quer ser menos demorados e, de preferência, mornos, em torno de 37ºC.

Evite se ensaboar demais e usar buchas. Outro cuidado é usar sabonete neutro e com substâncias hidratantes. O óleo de banho também é útil. Ele forma uma barreira de proteção que diminui a evaporação da água e pode ser passado no chuveiro, quando o ambiente ainda está quentinho.

  • Quando os dias estão secos

    Se a umidade do ar está baixa, o melhor amigo da mulher é o hidratante. Para potencializar a ação do produto, passe-o logo após o banho. A pele ainda úmida favorece a penetração do creme. E não economize na quantidade: geralmente, a pele seca exige a aplicação de uma camada mais grossa, e as peles normal ou oleosa, uma película fina – de qualquer modo, existe um limite de absorção do produto.

    O ideal é formar um filme delicado sobre a pele, sem ficar pegajoso nem seco demais. A hidratação também tem que vir de dentro para fora: os 2 litros de água indicados no verão também valem para o inverno.

    Continua após a publicidade

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Quando os dias estão poluídos

    O acúmulo de partículas poluentes sobre a pele pode comprometer o aporte de nutrientes e oxigênio, além de aumentar a liberação dos radicais livres. Eles destroem as células produtoras de colágeno e elastina, levando à flacidez, perda do brilho e opacidade.

    Nos dias mais secos, higienize a pele com cosméticos menos abrasivos e agressivos. Eles são mais suaves e limpam sem ressecar. Já a água deve ser fria ou morna para evitar um ressecamento ainda maior. E, para neutralizar os radicais livres, aposte em ativos antioxidantes. O filtro solar também é indispensável em qualquer estação do ano.

  • Quando os dias estão estressantes

    Já foi comprovado que a resistência da pele aos agressores diminui sob a ação do stress. O stress crônico causa a manifestação de doenças dermatológicas, como dermatite atópica, psoríase, herpes e até a acne. Mas o stress ocasional também pode afetar a beleza.

    Por isso, em períodos tensos, vale a pena apostar em cosméticos mais suaves, com ingredientes menos propensos a agredir. Escolha produtos sem perfume e óleos que tenham apenas extratos vegetais como base, mais suaves do que os minerais. Cremes com ureia, apesar de serem excelentes hidratantes, não são indicados quando já há algum tipo de irritação.

    Continua após a publicidade
    Publicidade