Kobido: conheça a massagem japonesa que rejuvenesce

O método milenar é capaz de prevenir e suavizar rugas, combater a flacidez facial e deixar a pele iluminada

Por Stephanie Celentano (colaboradora) - 2 Maio 2018, 12h34

Em japonês, kobido significa “antigo caminho da beleza” e trata-se de uma massagem milenar que fazia parte apenas da rotina da família imperial. O método, que envolve movimentos de shiatsu, como deslizamentos, amassamentos e leves batidinhas, foi passado de geração em geração desde 1472 até chegar em meados dos anos 1980 aos Estados Unidos. Por aqui, a técnica está presente em algumas clínicas de estética com um apelo promissor: prevenir ou suavizar rugas, combater a flacidez facial, levantando a expressão, e ainda deixar a pele iluminada.

“As manobras estimulam os nervos faciais, aumentando a circulação e, consequentemente, a oxigenação das células da pele. Isso ajuda a distribuir melhor os nutrientes entre elas e facilita a desintoxicação. Dessa forma, o processo natural de reparação das células da pele é ativado”, explica Blanch Marie, especialista em estética corporal e facial do Instituto Blanch Marie, em São Paulo. Blanch Marie adaptou os movimentos do kobido para você fazer em casa e comprovar a sabedoria da beleza oriental. É fácil, rápido e, melhor, grátis!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

6 passos para uma pele radiante

Para realizar os movimentos do kobido, você pode usar um creme anti-idade e dedicar dois minutinhos para cada exercício. O ideal é fazer a massagem completa três vezes na semana.

1. Pescoço

A massagem japonesa que rejuvenesce

Objetivo: amenizar a flacidez e as marcas (vincos ou linhas) da região.

Como fazer: inicie a massagem apoiando os dedos no pescoço (menos os polegares) e faça movimentos rápidos e vigorosos de baixo para cima, alternando as mãos. Percorra toda a área.

2. Queixo

A massagem japonesa que rejuvenesce

Objetivo: diminuir e prevenir a papada.

Como fazer: com o polegar fixado na têmpora, inicie um movimento com os dedos indicador e médio a partir do contorno do rosto para cima. Arraste os dedos três vezes: perto da orelha, no centro e próximo ao nariz. Repita para o outro lado.

3. Buço

A massagem japonesa que rejuvenesce

Continua após a publicidade

Objetivo: suavizar as linhas de expressão da região, conhecidas como código de barras.

Como fazer: apoie os dedos indicadores na parte inferior do queixo. Com os polegares, faça movimentos curtos para baixo continuamente, passando por toda a região do buço.

4. Têmporas

A massagem japonesa que rejuvenesce

Objetivo: suavizar as rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos.

Como fazer: apoie o dedo indicador no final da sombrancelha e o dedo médio no osso da pálpebra inferior. Com o indicador da outra mão, faça um movimento para cima de forma constante e acelerada na demarcação entre os dedos. Repita para o outro lado.

5. Testa

A massagem japonesa que rejuvenesce

Objetivo: suavizar as rugas da região, conhecidas como linhas da preocupação.

Como fazer: apoie os dois dedos indicadores no centro da testa de forma paralela. Sem desencostar os dedos da pele, troque-os de lugar (um vai para cima, outro para baixo), enrugando a testa. Volte e faça para baixo. Percorra toda a testa.

6. Bochechas

A massagem japonesa que rejuvenesce

Objetivo: elevar as maçãs do rosto.

Como fazer: com o polegar apoiado no osso da pálpebra inferior, faça movimentos constantes e vigorosos de baixo para cima, levantando a bochecha.

Continua após a publicidade
Publicidade