Investir na saúde pode deixar você mais bonita por mais tempo

Cuidar bem saúde tem efeitos diretos na aparência, melhorando a autoconfiança e a sensação de bem-estar

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 18 abr 2022, 08h00
relação saúde e beleza
 (Sora Shimazaki / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando se fala em beleza, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Uma pele bonita? Dentes bem cuidados? Talvez pernas sem celulites? Ok, segundo os padrões de beleza que ainda perpetuamos, talvez esses pontos sejam bem importantes. Mas e a sua saúde? Cuidar do físico reflete na sua aparência e, principalmente, na sua sensação de confiança e bem-estar. Hoje, vamos entender melhor como essas conexões funcionam. 

BELEZA E SAÚDE: RELAÇÃO PRÓXIMA

Vamos pegar a pele como um exemplo. Usar os hidratantes corretos e os cremes mais indicados, com certeza, influenciam na sua aparência. No entanto, isso não significa que ela está, de fato, saudável. 

Temos que compreender o que é uma pele doente. Pode apresentar: acne, melasma, psoríase, outras alterações ou até mesmo estar fotoenvelhecida”, explica o Dr. Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Como a pele é um órgão acessível aos olhos, as dermatoses ficam expostas, trazendo prejuízo a qualidade de vida dos pacientes.”

É por isso que, aqui, os cuidados com a saúde e com a beleza se encontram. Afinal, para o médico, o mais importante cuidado com a saúde que interfere diretamente na aparência da pele é o uso de filtro solar, já que previne os danos causados pelo fotoenvelhecimento, como manchas e a flacidez. Fazer uso de um bom hidratante também é fundamental para manter a barreira cutânea e prevenir infecções e dermatites. 

MAUS HÁBITOS DE VIDA = APARÊNCIA “PIOR”

Pense no evento contrário, na pessoa que não usa hidratante solar, não hidrata a pele, fuma, bebe com frequência… Quais os efeitos desses hábitos na sua aparência? 

Continua após a publicidade

“Maus hábitos de vida se refletem numa pele menos saudável”, continua o médico. “Então, é fundamental evitar o fumo, o álcool e outras drogas; a pratica de atividade física regular e a boa alimentação também devem ser estimuladas; estresse, ansiedade e falta de sono contribuem negativamente para beleza da pele.”

No fim, tudo recai sobre os nossos hábitos. Além dos cuidados tópicos, isto é, do uso de cremes e produtos para a pele, é essencial investir em bons hábitos de vida, como uma alimentação equilibrada (existem muitos alimentos que, comprovadamente, melhoram a aparência da pele e dos cabelos) e uma rotina de exercícios físicos. No segundo caso, a ideia não é manter o foco no “corpo perfeito”, mas ajudar o organismo a funcionar corretamente, diminuir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar a qualidade de sono e a sensação de bem-estar como um todo. 

OUTROS CUIDADOS COM A SAÚDE QUE REFLETEM NA SUA APARÊNCIA

Mas não só de pele bem cuidada vive uma pessoa em paz com a própria aparência, certo? Existem outros hábitos de saúde que você pode adquirir para parecer e se sentir mais bonita por mais tempo – muitos deles, aliás, são simples e super adaptáveis a sua realidade.

Continua após a publicidade

1.Cuidando bem dos dentes

Só escova e pasta de dentes não são o suficiente para manter os dentes brancos e saudáveis. Para isso, é preciso uma combinação de fatores, mas o ideal é, pelo menos, usar o fio dental com frequência. No mais, vale a pena fazer uma consulta anual ou semestral no dentista. Ah, e que tal raspar ou escovar a língua enquanto está nesse processo? 

“Apesar de não estar diretamente relacionada à aparência dos dentes, a higienização da língua é fundamental para manter a saúde oral em dia, evitando o mau hálito e o desenvolvimento de microrganismos que também podem ser nocivos para a dentição”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP. 

2.Saúde vascular para pernas lindas e saudáveis

Quer prevenir varizes e vasinhos aparentes? Não existe mágica para isso, o ideal é manter uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação saudável e também boas noites de sono. Talvez seja difícil manter as três coisas ao mesmo tempo – e tudo bem. Buscar a constância, mais do que a perfeição, é o ideal aqui. No mais, existem procedimentos e produtos que servem como aliados na prevenção e no tratamento desses desconfortos. 

“O uso de meias elásticas também pode ser indicado, já que elas comprimem os vasos sanguíneos, melhorando o retorno venoso e, consequentemente, prevenindo problemas vasculares”, explica a Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Cremes para varizes são ótimos para promover a melhora dos sintomas, mas sem tratá-las definitivamente.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.