Reeducação alimentar mudou o corpo e a saúde de Patrícia Poeta

A jornalista revela as mudanças na alimentação para conquistar saúde e se sentir mais confortável com seu shape

“Patrícia Poeta faz caminhada em Ipanema.” “Apresentadora é vista correndo no calçadão.” Se você tem notado um monte de notícias associando Patrícia a atividades físicas, não é só uma impressão sua. Desde que a jornalista, sempre tão discreta, surgiu 10 quilos mais magra na TV, só se fala do seu shape sequinho. Teve gente, claro, que se manifestou a favor da volta das curvas – afinal, Patrícia já tinha um corpo bonito.

Leia mais: Patrícia Poeta: o que entra no menu diário da apresentadora

Mas ela explica: mudou seus hábitos por uma questão de saúde e está muito mais disposta agora do que antes da dieta low carb que a fez emagrecer. “Estava me sentindo pesada e sem pique para fazer exercício. Tinha dificuldade até para correr, um esporte que sempre pratiquei com certa facilidade”, conta a apresentadora do É de Casa, programa que vai ao ar nas manhãs de sábado na Globo, e do Caixa de Costura, novo reality do GNT sobre moda.

Leia mais: Como driblar 3 erros que você comete com os fios no inverno

O sinal vermelho acendeu quando ela resolveu vestir uma saia, que resistira a tantas limpezas no guarda- roupa, e a peça não fechou na cintura. Apaixonada por sobremesa, do tipo que não se satisfazia com apenas uma fatia de torta, Patrícia percebeu que, nos últimos tempos, havia exagerado. “Tinha acabado de sair do Jornal Nacional e estava trabalhando em um novo projeto. As reuniões pareciam festa infantil: pão de queijo, brigadeiro e bolo não podiam faltar”, lembra.

Fique por dentro: Os truques de beleza de Patrícia Poeta para cuidar do cabelo

Sem pique e, então, comprovadamente mais cheinha, procurou o endocrinologista carioca Fabiano Serfaty. Um exame de sangue confirmou o que ela já desconfiava: as taxas hormonais, de açúcar e colesterol estavam alteradas. A partir do segundo semestre de 2015, Patrícia colocou em prática uma reeducação alimentar.

Foco e equilíbrio

Patricia Poeta de biquíni com prancha de surfe

(Bruna Castanheira/Bruna Castanheira)

Para conquistar a nova forma, Patrícia diminuiu a quantidade de carboidratos. “Adoro doce, bolo e pão, mas, durante um tempo, cortei tudo isso do cardápio”, diz. “A dieta só vai ter sucesso se você reconhecer seus inimigos”, afirma Fabiano, que costuma listar três: carboidratos, gordura trans e açúcar. Este último, Patrícia comia o dia todo sem saber. Durante anos, ela falava que o tinha cortado da alimentação porque pulava a sobremesa. “Mas ela só pensava no refinado que é vendido em supermercado. Carboidrato é açúcar também! Assim como a frutose das frutas, a lactose do leite e o amido presente no trigo, na batata e no arroz”, alerta o endocrinologista.

A tapioca e o suco integral de uva do café da manhã, por exemplo, tiveram que dar lugar à panqueca de linhaça com queijo e um chá ou café preto. Na despensa de casa, os óleos de soja, girassol e canola foram trocados por azeite extravirgem. Não é a primeira vez que a apresentadora faz uma reeducação alimentar. Na adolescência, a dificuldade de suas calças passarem pelas pernas era a senha para fechar a boca. “Meu corpo é bem brasileiro: tenho coxas e bumbum grandes”, diz ela.

Entenda: Os hábitos fitness que ajudaram Patrícia Poeta a secar 10 kg

Em 2009, quando ainda trabalhava no Fantástico, seguiu a chamada Dieta das Notas, que diminui as porções sem restringir os alimentos. Conseguiu perder 3 quilos. Mas, quando assumiu a bancada do Jornal Nacional, a mudança nos horários foi prejudicial novamente. “Eu jantava depois das 10 da noite. Dormia mal, com o estômago pesado”, lembra.

Já a rotina de trabalho atual permite uma alimentação equilibrada durante toda a semana. Mas, claro, Patrícia às vezes fura a dieta. A diferença é que desenvolveu técnicas para voltar ao planejamento. “Na minha fase focada, eu me pesava às sextas-feiras para me segurar no fim de semana. Hoje, me permito ir à churrascaria no domingo, aí pego leve no jantar. Antes, eu pensava que, já que tinha metido o pé na jaca no almoço, ia exagerar o resto do dia. Agora sei como retomar o foco”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. cheapjerseysus cheap st louis rams jerseys (eng-hitn.сom)

    Curtir