
Durante os dias mais frios, a musculatura tende a ficar mais rígida devido à redução da temperatura corporal e à vasoconstrição. Nesses momentos, os exercícios de alongamentos podem ser grandes aliados para melhorar a flexibilidade, estimular mais a circulação sanguínea e aliviar tensões nas articulações.
Além disso, o alongamento também contribui para o equilíbrio da musculatura paravertebral e dos grupos musculares estabilizadores do tronco, evitando espasmos, contraturas e sobrecargas articulares, que são mais comum em temperaturas baixas.
Vale destacar que, aliado ao aquecimento, ele ainda desempenha um papel importante na preparação do corpo para a prática de exercícios em dias frios, pois ajuda a ativar gradualmente o sistema cardiovascular e aumentar a oxigenação dos tecidos.
Isso colabora para a prevenção de lesões por esforço súbito ou movimentos bruscos, facilita a execução de gestos esportivos com maior controle e menor tensão muscular e diminui os riscos de distensões musculares lombares e cervicais.
Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte. Instagram: @danieloliveiracoluna
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.