A atividade física melhora a memória ao aumentar o fluxo sanguíneo e a oxigenação cerebral, estimulando a neurogênese e a produção de fatores neurotróficos, que promovem a saúde e a plasticidade dos neurônios.
Além disso, reduz o estresse e a inflamação, colabora para a qualidade do sono e a saúde cardiovascular e regula o humor, criando um ambiente cerebral favorável à função cognitiva e à memória.
Esses benefícios da atividade física resultam em uma memória mais aguçada, com capacidade de aprendizado e retenção aprimoradas, além de uma maior capacidade de recuperação de informações.
Se movimentar regularmente ainda reduz o declínio cognitivo relacionado à idade e melhora o bem-estar mental, contribuindo para um cérebro mais saudável e resiliente.
Cuidados como uma alimentação balanceada, exercícios mentais, gestão do estresse, sono de qualidade, controle de condições de saúde e manutenção de relações sociais também são fundamentais para melhorar a memória.
Quais os melhores exercícios para a memória?
Entre os melhores exercícios para a memória estão os aeróbicos, como a corrida, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro, o treinamento de força (musculação) e outras atividades que desafiam a coordenação, por exemplo, a yoga e a natação.
Jogos mentais e aprendizado de novas habilidades também são eficazes para manter o cérebro ativo e beneficiar a memória.
Dr. Rander Alves, endocrinologista da clínica Les Peaux
Fernando Fernandes: “No momento de dificuldade, eu vi que o esporte ia me mostrar novos caminhos”
4 exercícios de abdominal modo avançado para você fortalecer o seu core
3 variações de agachamento que você deve incluir em sua rotina de treino
3 variações de rosca martelo que vão turbinar seu treino de bíceps
Descubra como melhorar a mobilidade do quadril com 4 exercícios práticos