Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Dançar ajuda a melhorar a ansiedade?

Por Jennifer Gobbi
8 nov 2025, 08h00
dançar melhora ansiedade
Dançar pode contribuir para a liberação de neurotransmissores associados à sensação de felicidade e bem-estar | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A dança é uma modalidade que favorece não só a parte física, mas também a mental. Além de promover a melhora da capacidade cardiorrespiratória e o fortalecimento de músculos, a prática atua diretamente na liberação de endorfina, dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bem-estar.

Os benefícios mentais incluem redução do estresse e da ansiedade, aumento da autoestima e da autoconfiança, conexão com o corpo e com o momento presente, liberação de bloqueios internos e sensação de pertencimento (em aulas ou grupos).

A modalidade é frequentemente utilizada como uma ferramenta de cura emocional. Para sentir resultados consistentes, é importante manter a regularidade na prática. O ideal é dançar pelo menos 3 vezes por semana, com sessões de 45 a 60 minutos.

No entanto, mesmo com duas aulas semanais, já é possível notar algumas diferenças no bem-estar, por exemplo, melhora do humor, mais disposição e sensação de leveza no corpo.

Quando a dança é realizada com propósito e alegria, o corpo responde naturalmente com energia, saúde e transformação.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Jennifer Gobbi, personal trainer

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.