Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Não consigo engravidar. Quais exames meu parceiro deve fazer?

Por Dr. Rodrigo Rosa
Atualizado em 10 fev 2023, 19h33 - Publicado em 7 mar 2023, 09h00

Para avaliação do potencial fértil do homem, o espermograma é o melhor exame, pois avalia volume do sêmen, concentração de espermatozoides, percentual de espermatozoides que são móveis e progressivos e podem chegar até a tuba para encontrar o óvulo e a morfologia, que é a característica do espermatozoide em si, já que, se houver alteração de morfologia, o espermatozoide tem maior dificuldade de fecundar o óvulo.

Quando o espermograma está normal e, ainda assim, há infertilidade do casal, um exame que é complementar ao espermograma é a fragmentação do DNA espermático. É um exame também avaliado pelo sêmen, pois de 8 a 11% dos homens com espermograma normal podem ter fragmentação do DNA espermático elevada, o que também pode ser causa de infertilidade.

Quando há alteração em um desses dois exames, precisamos investigar a causa dessa infertilidade, então fazemos alguns exames hormonais, exames genéticos no caso de alterações mais graves de concentração, alterações ligadas à varicocele, em que fazemos exame físico de bolsa testicular e um ultrassom de bolsa testicular com doppler para avaliar se há veias varicosas no testículo, então tudo isso é avaliado, além dos hábitos de vida para saber, o que pode ser modificado para melhorar o potencial fértil do homem.

Respondido por:

Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, e do Mater Lab, laboratório de Reprodução Humana.

Continua após a publicidade
Publicidade