O que é cirurgia da obesidade?
A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia da obesidade, é um conjunto de tratamentos cirúrgicos que são realizados desde a década de 70, com intuito de promover a redução de peso e melhora das doenças relacionadas à obesidade, de forma segura e eficaz.
A cirurgia é indicada em pessoas portadoras de obesidade grau 3 (Índice de massa corporal > 40kg/m²) independente de presença de outros problemas de saúde, ou em indivíduos com obesidade grau 2 (IMC > 35kg/m²) que apresentam comorbidades como Hipertensão arterial, doenças articulares, apnéia do sono, gordura no fígado (esteatose), entre outros.
Em pacientes com obesidade e diabetes mellitus tipo 2, em alguns casos bem selecionados, pode se indicar cirurgia com quadros de obesidade mais leve (IMC>30kg/m²), desde que submetidos a uma avaliação e indicação criteriosa.
Todo o paciente portador de obesidade deve passar por avaliação multiprofissional, com endocrinologista, cirurgião, nutricionista, psicólogo para avaliação pré-operatória e para o acompanhamento pós-operatório, que são fundamentais para a segurança e os melhores resultados com a cirurgia bariátrica.
Dra. Jacqueline Rizzolli, médica endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). @abeso_evidenciasemobesidade