O que é treino de inferiores?
O treino de inferiores é voltado para o trabalho da região da cintura para baixo (assoalho pélvico, glúteos, pernas, coxas, panturrilhas…).
Os membros inferiores são de grande extensão no nosso corpo e têm grupos bem específicos, como a parte posterior, anterior, gastrocnêmio, a tíbia (canela da perna), calcanhar e os muitos feixes musculares.
Fortalecer membros inferiores vai muito além da questão estética, colaborando para a manutenção da saúde geral do organismo. O treino de inferiores ajuda a prevenir doenças e a melhorar funcionalidade, mobilidade, flexibilidade e vascularização sanguínea e muito mais.
Quais são os exercícios mais completos para trabalhar inferiores?
Exercícios livres e agachamentos diversos. Esses movimentos recrutam toda a musculatura, sem isolamento algum, como ocorre em máquinas. A ativação é completa, da planta do pé até a extensão da lombar e a parte pélvica.
Quantas vezes por semana treinar inferiores?
Para um treinamento completo, que recruta todos os quadrantes e feixes musculares, é recomendado treinar inferiores duas vezes por semana.
Mas, se existe uma separação específica (anteriores e posteriores), é preciso deixar por conta do personal trainer essa montagem e indicação de frequência ideal. O profissional vai saber estruturar e conduzir, enxergando os avanços primordiais para sua evolução.
Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões 24h





