Para que serve a remada baixa?
A remada baixa é um exercício que serve principalmente para o fortalecimento das costas. A pessoa senta na máquina, segura o puxador e puxa em direção ao abdômen, mantendo a coluna reta e o peito aberto. O movimento deve ser feito de maneira controlada, sem “balançar” o corpo.
Durante a execução da remada baixa, a ativação do core faz toda a diferença, uma vez que ajuda a estabilizar e proteger articulações, evitando movimentos compensatórios.
Além de trazer benefícios estéticos, a remada baixa ajuda muito na melhora da saúde e da performance física, favorecendo a postura, a estabilidade dos ombros, a diminuição do risco de lesões e a prevenção de dores nas costas.
O que a remada baixa trabalha?
Os principais músculos envolvidos durante a remada baixa são o grande dorsal (latíssimo do dorso), o trapézio (porção medial) e os romboides, que ficam nas costas.
Bíceps braquial, braquiorradial, deltoide posterior e redondo maior também atuam como sinergistas (auxiliares) durante a execução da remada baixa.
Já o eretor da espinha, o transverso do abdome, os oblíquos, trapézio inferior e o manguito rotador atuam como estabilizadores.
Existem contraindicações?
Pessoas com lesão aguda na lombar, hérnia de disco em crise ou lesão grave no ombro precisam de uma liberação médica antes de incluir a remada baixa na rotina.
Em alguns casos, é preciso adaptar o exercício para que ele se torne mais seguro e adequado à condição individual.
Alexandre Rocha, educador físico especialista em fisiologia do exercício
Remada baixa e alta: como escolher a melhor para fortalecer suas costas
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.





