É possível prever o envelhecimento dos ossos com suplementos?
O tecido ósseo é extremamente dinâmico. Seu remodelamento é diário, podendo sofrer influencias de vários fatores. O envelhecimento ósseo é fisiologicamente previsto e acompanha o envelhecimento de outros tecidos corporais. Há estudos, inclusive, que correlacionam o grau de envelhecimento da pele com o envelhecimento ósseo.
Os mecanismos para prevenir o envelhecimento patológico deve indicar muito antes do indivíduo chegar na melhor idade, assim, a suplementação preventiva se faz necessária, inclusive para evitar doenças ósseas comuns nesse público (osteopenia e osteoporose). A manutenção do tecido ósseo evolve o ajuste de macronutrientes, isso significa que carboidratos, proteínas e gorduras interferem no metabolismo desse tecido.
Porém, outros elementos são chave na manutenção da saúde óssea. Destacamos a importância do cálcio, do fósforo, do magnésio, da vitamina D e vitamina K.
Há alguns anos os estudos vem apontando a importância do silício orgânico no metabolismo ósseo, uma vez que, boa parte dele se deposita nesse tecido. O silício é cofator na síntese e na estabilização de moléculas de matriz óssea, além de contribuir com a mineralização do tecido.
Assim, sugere-se a suplementação de Osteosil, juntamente com outros nutrientes para fortalecer e preservar as estruturas do osso ao longo do processo de envelhecimento. Importante ressaltar que a melhor forma de acompanhar a função óssea é por meio de exames como densitometria óssea.
Luisa Wolpe Simas, nutricionista, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.
Quer ter mais disposição para treinar em 2026? Confira as melhores dicas
Por que a bebida alcoólica interfere tanto no desempenho de quem pratica atividades físicas?
Treino rápido para o fim de ano: malhe mesmo na rotina puxada!
5 dicas de pratos leves e sem glúten para incluir no seu dia a dia
4 dicas de bebidas saudáveis para a virada do ano





