Problemas de tireoide podem afetar a fertilidade?
Embora muitas pessoas não façam uma conexão direta, problemas de tireoide podem sim ser a causa de distúrbios de infertilidade.
O hipotireoidismo (tireoide hipoativa) pode causar alterações hormonais em todo o corpo, podendo causar ciclos menstruais irregulares e outros problemas com a menstruação, afetando a fertilidade.
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo (tireoide hiperativa) são conhecidos por impedir a ovulação, o processo mensal no qual um óvulo é liberado para ser fertilizado. Se nenhum óvulo for liberado, você não pode engravidar, mesmo que supostamente tenha períodos menstruais regulares.
Além disso, existem outras maneiras pelas quais os problemas de tireoide podem levar à infertilidade.
No hipertireoidismo, a glândula fica hiperativa e acelera o metabolismo, o que afeta os ciclos menstruais, que ficam irregulares, e podem impedir a ovulação e causar infertilidade.
Já o hipotireoidismo pode causar a formação de cistos nos ovários, ou ainda levar ao aumento da produção de prolactina, um hormônio que controla a produção de leite ou lactação, em mulheres que não estão grávidas. Quando os níveis de prolactina estão altos, isso compromete a ovulação.
Outro problema é o risco de aborto espontâneo, no caso do hipotireoidismo. As mulheres com a condição têm cerca de quatro vezes mais chances de ter um aborto espontâneo do que as mulheres que não têm. As mulheres com hipotireoidismo não tratado também correm o risco de ter bebês com problemas de desenvolvimento e níveis de QI ligeiramente mais baixos.
Dr. Fernando Prado, médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica. Instagram: @neovita.br