Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Quais são os erros mais comuns na remada curvada?

Por Carol Macedo 22 set 2026, 08h00 | Atualizado em 22 set 2026, 09h36
Homem musculoso de camiseta regata preta e cabelo castanho escuro, inclinado para frente, levantando halteres com expressão concentrada, em fundo escuro com fumaça
Quais são os erros mais comuns na remada curvada?  (Magnific/Magnific)
Continua após publicidade
Quais são os erros mais comuns na remada curvada? Priorizar nos meus resultados Google

Um dos erros mais frequentes durante a remada curvada é a pessoa escolher uma carga maior do que consegue controlar. A partir daí, o praticante começa a arredondar a coluna, balançar o tronco ou transformar a remada em um movimento de impulso.

Outro equivoco comum é pensar somente em levar o peso para cima. Na remada, gosto de orientar o aluno a pensar em conduzir os cotovelos para trás, mantendo os ombros controlados, em vez de simplesmente puxar a carga com as mãos.

Para executar corretamente, os pés devem permanecer firmes no chão, joelhos levemente flexionados e o quadril deve ser levado para trás por meio de um hip hinge, como no início de um levantamento terra.

O tronco fica inclinado, com a coluna em posição neutra e o abdômen ativo. A partir dessa base estável, realiza-se a puxada sem alterar significativamente a posição do tronco.

Continua após a publicidade

A carga deve permitir controle tanto na subida quanto na descida. Se para completar a repetição a pessoa precisa levantar o tronco, gerar impulso ou perder a posição da coluna, provavelmente a carga está acima do ideal naquele momento.

Uma boa remada começa antes mesmo de puxar o peso. Primeiro organizamos o corpo, estabilizamos o tronco e controlamos a postura; depois vem o movimento. Carga é consequência de uma execução bem construída.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Carol Macedo, personal trainer

6 dicas práticas para largar o sedentarismo

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.