Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Viagens longas causam trombose. Quais cuidados tomar?

Por Dr. Márcio Steinbruch
31 mar 2023, 10h00

Em viagens de longas distância, o risco de desenvolvimento da trombose pode aumentar de forma considerável.

O que está relacionado a esse problema é a dificuldade do fluxo sanguíneo da extremidade do organismo retornar ao coração. Essa situação pode acontecer quando ficamos muito tempo sentados, sem estimular a musculatura da panturrilha, responsável pelo bombeamento do sangue e que está atuando contra a força da gravidade para manter a circulação sanguínea adequada. É importante destacar que só é considerável um risco as viagens que ultrapassam quatro horas de duração.

As meias elásticas ajudam a melhorar o retorno do sangue venoso, mas para isso é importante que ela seja prescrita por um profissional da área, para indicar a altura, compressão e tamanho adequado em cada caso. Também é importante fazer exercícios de fortalecimento da panturrilha e, durante a viagem aérea, fazer movimentos com os pés, simulando uma caminhada para favorecer a drenagem do sangue e, assim, prevenir a trombose.

Se o percurso for feito por meios terrestres, é interessante fazer paradas para esticar e alongar o corpo.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dr. Márcio Steinbruch, formado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

Publicidade