Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

O egoísmo e a falta de noção: quando esquecemos do outro

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 24 fev 2025, 11h13 - Publicado em 22 fev 2025, 16h00
Mulher vestindo camiseta preta e segurando um globo terrestre na cabeça
O mundo não gira ao seu redor | (8photo/Freepik)
Continua após publicidade

Vivemos em tempos em que tudo é para ontem. As pessoas querem respostas rápidas, soluções imediatas e, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades acima das dos outros sem considerar o impacto disso.

Falta bom senso! Falta a noção de que o outro também tem limites, que não é só porque queremos algo que o mundo precisa parar para nos atender. Essa postura, além de desgastante para quem está do outro lado, pode acabar isolando quem age assim.

A verdade é que ninguém gosta de se sentir pressionado, explorado ou colocado em situações onde não há espaço para si mesmo.

Mesmo assim, muitas pessoas esperam que suas vontades sejam prioridade para todos, como se o resto do mundo estivesse ali apenas para elas.

E muitas vezes essa falta de noção nem vem de um desejo consciente de prejudicar os outros, mas de um certo egoísmo automático, onde a própria necessidade parece sempre mais urgente do que a do outro.

Quando ignoramos o tempo e os limites de alguém, desrespeitamos sua integridade, afinal, todo mundo tem suas batalhas diárias, desafios e compromissos.

Continua após a publicidade

Quando esperamos que alguém largue tudo por nós, estamos tirando essa pessoa do próprio caminho para que ela se ocupe do nosso.

Isso desgasta as relações, cria resistência em vez de conexão e nos torna pessoas difíceis de conviver e, aos poucos, vamos perdendo oportunidades de trocas verdadeiras, porque as pessoas começam a se afastar.

Talvez você esteja lendo e se perguntando: “Será que eu ajo assim sem perceber?” Se você se irrita quando alguém demora para te responder, espera que os outros interrompam seus compromissos para atender suas demandas, se frustra quando alguém coloca um limite ou já ouviu de amigos e familiares que está sendo insistente, talvez seja hora de refletir.

Por outro lado, se você é a pessoa que se sente pressionada o tempo todo, precisa aprender a se posicionar. Aqui estão algumas formas de estabelecer limites de maneira clara e assertiva:

Continua após a publicidade

Como estabelecer limites?

  • Diga “não” sem culpa. Um simples “não posso agora” já é suficiente.
  • Seja firme, mas educado. Você pode ser gentil sem ceder à pressão.
  • Evite se explicar demais. Quanto mais explicações você dá, mais espaço abre para insistências.
  • Pratique a repetição assertiva. Se a pessoa insistir, mantenha sua resposta sem ceder.
  • Seja claro sobre suas prioridades. Diga que tem outras demandas e compromissos.
  • Não assuma responsabilidades que não são suas. Você não tem que resolver tudo para todo mundo.
  • Valorize quem respeita seu tempo. Dê prioridade a relações saudáveis.
  • Seja o exemplo. Respeite o tempo e os limites dos outros como gostaria que respeitassem os seus.

O mundo não gira ao redor de ninguém. Todos temos desejos e urgências, mas precisamos equilibrar isso com o respeito pelo outro. Se queremos relações saudáveis, precisamos ter bom senso para saber quando pedir e quando recuar, quando insistir e quando aceitar um “não”.

Da mesma forma, precisamos aprender a nos posicionar para que as pessoas saibam até onde podem ir conosco. Respeitar o outro não significa abrir mão do que queremos, mas entender que ninguém existe apenas para atender nossas expectativas!

_______________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @priscilaconte__. Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.