Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Será que estou vivendo no modo automático?

Você não é um robô! Você tem sentimentos e também precisa de pausas no cotidiano

Por Priscila Conte Vieira 26 mar 2022, 15h23

Você se percebe dirigindo sem perceber o caminho, repete padrões e não percebe, quando se dá conta o dia já acabou, não age com intencionalidade, não vive no momento presente, se sente esquecido ou não consegue apreciar as pequenas coisas ao seu redor? Se você disse sim para a maioria desses itens, você está vivendo no modo automático!

Agora você deve estar se perguntando se isso é algo bom ou ruim e, veja bem, depende! Pensando na rotina, de fato estar no automático nos ajuda a “dar conta” das demandas, faz com que a nossa vida funcione sem pensar muito. Porém, a longo prazo isso se torna insustentável e muito prejudicial, afinal, podemos nos tornar muito ansiosos, perder o contentamento e a alegria de viver. 

Então se você está apenas se importando com a sua vida em um curto período, continue no automático, mas se você quer ter qualidade de vida a longo prazo, te convido a ler mais e aprender ferramentas para viver com consciência!

De acordo com Ellen Langer, uma grande pesquisadora de Harvard, “viver no modo automático nos deixa doentes”. Ela até criou um termo oposto ao Mindfulness (atenção plena), chamado de Mindlessness, que é justamente essa vida automática, repleta de estresses e doenças que vemos muito no dia a dia. 

Já é um fato que levar a vida de forma corrida, sem pausas conscientes, sem apreciação e alegrias pode nos levar a um burnout, e justamente por isso, precisamos evitar entrar no modo automático o tempo todo, voltando a nossa atenção ao aqui e agora! Se você quer saber mais sobre esses temas, já conversamos diversas vezes aqui na Coluna terapia e felicidade sobre ansiedade e burnout.

Se conseguirmos aumentar a nossa presença, buscar o equilíbrio emocional e criar micro momentos de positividade nos nossos dias, aumentaremos nossa produtividade, saúde e vitalidade. Então que tal ser 1% mais presente no dia de hoje?

Te convido a se perceber, agora mesmo! Como você está se sentindo? Tem alguma parte do seu corpo que está dolorida? Tem alguma parte bem relaxada? Quais os seus planos pro dia de hoje? Como você se sente ao imaginar o seu dia? 

Respire profundamente pelo nariz e solte o ar pela boca, faça isso pelo menos 3 vezes, profundamente e veja como você se sentirá depois! A respiração pode fornecer alívio e um grande descanso!

Continua após a publicidade

Pense em formas como você pode aplicar momentos de consciência durante a sua rotina! Quando conseguimos viver uma vida mais equilibrada, somos ainda mais criativos, felizes nos nossos trabalhos e relacionamentos! Nos sentimos melhores e, por tanto, temos um aumento da nossa autoestima, nos sentimos capazes de executar tarefas mais difíceis e até mesmo podemos sentir prazer em executar tarefas cotidianas!

O desafio dessa semana será o da presença! Você vem comigo nessa? Afinal, para minha vida, estar no modo automático não condiz com os sonhos que eu tenho para o futuro e, por isso, já buscarei fazer diferente hoje mesmo!

Ps: não se esqueça que você não é um robô! Você tem sentimentos e também precisa de pausas no dia a dia!!

________________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

 

Continua após a publicidade

Publicidade