Regina Chamon: médica da Lapinha SPA, a @drasanguebom une a medicina com as práticas de bem-estar para te inspirar a cultivar corpo, mente e coração mais saudáveis todos os dias Saúde sem estresse, por Regina Chamon Regina Chamon une a medicina com as práticas de bem-estar para te inspirar a cultivar corpo, mente e coração mais saudáveis

Ilha de calma

Na Resposta de Relaxamento, o coração desacelera, a respiração tranquiliza, os músculos relaxam... Como treinar o acesso a esse estado?

Por Reginha Chamon 27 dez 2021, 17h00

Barulho de mar e uma ilha ao longe. Apesar do movimento incessante das ondas e das incertezas do fundo do mar, senti pequenas ondas batendo nos pés e uma sensação muito grande de calma. Desde pequena gosto de praia. Você também deve ter um lugar em que se sente mais tranquilo, aquele cantinho do mundo que só de lembrar dele o corpo todo relaxa. O que será que faz seu corpo reagir assim?

Corpo, mente e emoções relaxam sempre que nos sentimos seguros. Apesar de não fazermos essa associação de pronto, o oposto de estresse não é calma e sim segurança.

Já te contei aqui na coluna que o estresse é desencadeado quando nos sentimos ameaçados ou desafiados por uma situação real ou imaginária. A natureza, muito esperta, também nos presenteou com uma outra resposta que nos traz de volta para o equilíbrio, a Resposta de Relaxamento.

Quando percebemos que estamos em um ambiente físico e emocional seguros o cérebro, a partir de uma área chamada Lobo Pré-Frontal, sente que está tudo bem e manda uma mensagem para o corpo de que ele pode “baixar a guarda” e relaxar.

Essa mensagem vai através uma substância chamada Serotonina, apelidada de o “hormônio do bom humor”. Quando corpo recebe o recado a parte do sistema nervoso chamada Simpático se desliga e uma outra parte, chamada Parassimpático, se ativa.

Nesse momento o coração desacelera, a respiração tranquiliza, a pressão sanguínea volta ao normal, os músculos relaxam. Funções como a digestão e a reprodução, que ficam “paralisadas” durante o estresse, voltam a funcionar. Somos inundados por uma sensação de calma…

Continua após a publicidade

Ao contrário do estresse, que é uma resposta instintiva e automática, totalmente fora do controle consciente, a Resposta de Relaxamento pode ser treinada e quando a estimulamos voluntária podemos fazer o caminho inverso: passamos a nos sentir seguros.

Podemos despertar esta resposta de algumas maneiras:

Práticas Formais: Ioga, Meditação, Tai Chi Chuan, Massagem

Práticas Informais: artes, criatividade, momentos de lazer, lembranças de situações agradáveis

Nesse mundo cheio de desafios, em que nos sentimos frequentemente ameaçados, aprender a equilibrar o corpo de maneira tão natural é um dos maiores presentes que podemos nos dar.

Meu convite para você é para pausar alguns momentos e refletir qual é a sua “ilha de calma” em meio ao caos, esse espaço interno único de cada um, para onde nos transportamos nos momentos de segurança. Pode ser colo de mãe, uma respiração mais lenta, aquela música que você ama, gosto de bolo de chocolate. Vale aquilo que trouxer sensação de conforto para você. Então, sabendo onde é, vai meu outro convite: como você pode visitá-la com mais frequência?

Continua após a publicidade

Publicidade