Como economizar tempo na hora de cozinhar

Perguntamos a uma chef o que ela faz para conseguir preparar pratos deliciosos tão rapidamente

Por Amanda Panteri - Atualizado em 8 abr 2020, 12h38 - Publicado em 19 fev 2020, 16h25

Em um mundo ideal, você nem pensaria em economizar tempo para cozinhar. Você chegaria em casa depois do trabalho, tomaria aquele banho revigorante e iria, tranquilamente, para a cozinha preparar um jantar incrível… Mas a verdade é que cozinhar depois de um dia cansativo não é muito animador. Mas pode ser terapêutico se você seguir algumas dicas de como economizar tempo:

1 – Deixe os temperos prontos 

especiarias e temperos
byheaven/Thinkstock/Getty Images

Reserve um tempinho no domingo para picar alho, cebola e ervas como salsinha, cebolinha, e manjericão. Depois, complete com azeite e sal e reserve em um recipiente de vidro na geladeira. Desse modo, você não precisa preparar os temperos toda vez que for cozinhar — sem contar que a comida vai ficar muito mais saborosa! 

2 – Vale preparar previamente alguns alimentos 

mulher cozinhando vegetais
Digital Vision/BOA FORMA

Cenoura, abóbora e mandioquinha podem ir para a panela também no fim de semana. “Cozinhe os legumes e bata em um mixer com apenas um pouquinho de água e sal. Isso pode ser a base para cremes e purês deliciosos”, explica a chef Lidiane Barbosa.

Já a abóbora, por outro lado, deve ser feita em cubinhos com azeite e sal, e deixada na geladeira ou congelador. Na hora de finalizá-la, ela ficará perfeita em um risoto ou até como acompanhamento de alguma proteína. 

As folhas verdes devem apenas passar por um branqueamento (colocar em água quente por 1 minuto e depois em água com gelo por um minuto) para que mantenham cor, sabor e nutrientes ao serem congeladas.

Continua após a publicidade

E se você está se perguntando como não deixar esses alimentos insossos na hora de descongelar, a dica é não usar o microondas. “Deixe descongelar naturalmente na geladeira”, aconselha Lidiane Barbosa. 

3 – Monte previamente seu cardápio semanal 

Mulher pensando
m-imagephotography/Thinkstock/Getty Images

Sabe como os grandes restaurantes preparam os pratos que a gente pede tão rapidamente? Porque além do mise en place (termo chique para deixar alguns ingredientes preparados, como já explicamos anteriormente), eles também pensam muito bem no cardápio que será servido. 

Então, da próxima vez que for ao mercado, monte mentalmente as refeições que vai fazer na semana. Desse modo, você economiza tempo, dinheiro (porque evita o desperdício) e até algumas calorias (afinal, não corre o risco de pegar qualquer coisa na geladeira se já terá algo mais saudável quase pronto). 

4 – Mantenha sempre a cozinha organizada 

Vegetais frescos em cima da pia
Martin Poole/Thinkstock/Getty Images

A dica mais importante da chef, que sabe muito bem a diferença que uma bancada organizada faz. “Antes de começar a cozinhar, essa é a regra número um. Facilita muito e economiza o tempo que você passa pulando obstáculos e procurando insumos e utensílios.”

5 – Use o mesmo ingrediente em mais de uma receita

Mulher cozinhando
Dziggyfoto/Thinkstock/Getty Images

Segundo Lidiane, essa é uma regra fundamental para aproveitar integralmente um alimento. Afinal, você até pode se cansar de comer a mesma receita todos os dias. “Mas não vai enjoar se adicionar o mesmo insumo em várias preparações diferentes.”

Continua após a publicidade
Publicidade