Comer devagar é crucial para perder peso e ter saúde, diz estudo

Pesquisa analisou como a velocidade da alimentação influencia no aumento da gordurinha abdominal e no aparecimento de problemas como obesidade

Você é daquelas que, quando senta à mesa para comer é a primeira a limpar o prato? Saiba que uma nova pesquisa constatou que esse hábito está estimulando você a ganhar peso e a entrar na zona de risco de outros problemas sérios de saúde.

O estudo – apresentado nesta segunda-feira (13) no evento American Heart Association’s Scientific Sessions, na Califórnia – foi realizado por cientistas da Universidade de Hiroshima, no Japão. Takayuki Yamaji, cardiologista e autor da pesquisa, examinou, juntamente com sua equipe, 1.083 pessoas, das quais 441 eram mulheres. Todos os participantes tinham cerca de 51 anos de idade e foram divididos em três grupos: comedores rápidos, comedores normais e comedores lentos.

Leia mais: Comprovado: ingerir álcool aumenta a fome e o apetite, diz estudo

O objetivo era analisar de que maneira a velocidade da alimentação influencia no surgimento da síndrome metabólica, que é um conjunto de fatores que levam a doenças cardiovasculares. São eles: hiperglicemia, aumento da circunferência abdominal, hipertensão, baixo nível de colesterol bom e alto índice de triglicérides. Antes de começar o estudo, nenhum dos participantes manifestava esses sinais.

Após cinco anos de análise, 84 pessoas desenvolveram a síndrome – inclusive os centímetros a mais na barriga. E foi observado que o grupo de comedores rápidos tinha quase o dobro de risco de apresentar os sintomas em comparação àqueles que se alimentavam num ritmo adequado. Já quem ingeria o alimento bem devagarinho tinha uma propensão muito baixa ao problema.

Leia mais: 25 alimentos que seguram a fome

“Comer mais lentamente pode ser crucial para prevenir a síndrome metabólica […] Quando as pessoas comem rapidamente, elas tendem a não se sentir satisfeitas e ficam mais suscetíveis a se alimentar além da conta”, comentou Yamaji ao portal Medical News Today. Descansar os talheres durante as garfadas não só vai fazer você apreciar mais o gostinho da comida como ajudá-la a conquistar um corpo mais saudável e em boa forma.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Sempre comi muito rápido. Coisa que se aprende quando criança (comer rápido pra poder ir fazer outra coisa) e se leva pela vida até o momento que a gente percebe que aquele ato tão mecânico pode te fazer mal. Trabalhei com terapia e reeducação alimentar pra poder lidar com esse problema. Resolvido isso, fui atrás de perde o peso a mais e encontrei cardápios e dietas saudáveis pela internet em sites como este. Hoje sei o sabor do que me alimenta.

    Curtir

  2. Comer devagar é apenas um marcador de pessoas que comem comida saudável. Afinal, ninguém consegue devorar rápido um prato cheio de legumes e um excelente filé. Mas todos conseguem comer bem rápido um hambúrguer com batatinhas… Aliás não é à toa que se denomina fast food.

    Curtir

  3. Para ser eficaz, a pesquisa deveria fazer uma distribuição randomizada dos grupos, e dar exatamente a mesma dieta para todos, alterando apenas a velocidade com que se come. Daí som poderiam haver dados válidos.

    Curtir