Por que você não deve mais se pesar

Acredite: existe um bom motivo para você aposentar a balança. Calma, aqui, a gente explica melhor...

Se você busca um estilo de vida saudável, provavelmente, sabe que os resultados vão muito além dos números que aparecem na balança. E, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior, existe mais um motivo para não se pesar regularmente: quem mantém esse hábito fica mais insatisfeito com suas medidas, do que aqueles que não praticam com tanta frequência.

A pesquisa acompanhou 1.868 jovens voluntários – homens e mulheres – durante o momento de pesagem. Depois, perguntou a cada um deles como se sentiram sobre esse tipo situação. As respostas foram bem negativas e, alguns participantes, até relataram sentimentos de depressão e problemas com a autoestima.

Os resultados mostram que, em ambos os sexos, a preocupação com o peso aumentou. No entanto, entre as participantes do sexo feminino, esse hábito (pesagem diária) resultou em uma autoestima mais baixa, menor satisfação com o corpo e também alguns sintomas de depressão.

Vale ressaltar que o hábito de acompanhar o peso pode ter efeitos diferentes em cada pessoa. E que as medidas vão muito além da balança. Às vezes, o ponteiro pode não baixar e você ganhar massa magra. Ou até manter o peso e sentir a calça jeans mais larga na cintura. E mais: outras pesquisas já mostraram que os pensamentos negativos podem, sim, engordar. Então, antes de colocar o hábito como uma obrigação, você deve avaliar se isso ajuda a sua dieta ou só aumenta a sua ansiedade. Tudo com equilíbrio, certo? 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s